Se você acompanha Call of Duty, Battlefield, Star Wars Jedi ou Apex Legends de perto, o nome Vince Zampella certamente lhe será familiar. Ele agora é vice-presidente executivo da Electronic Arts e chefe da franquia Battlefield. Em uma nova entrevista, ele refletiu sobre o comportamento anterior da Electronic Arts.
Nesta entrevista à GQ, Vince Zampella discutiu Call of Duty, dizendo que a franquia existe principalmente porque ele acredita que “a Electronic Arts foi uma babaca”.
Vince Zampella iniciou sua carreira na 2015 Inc., onde liderou o desenvolvimento de Medal of Honor: Allied Assault para a Electronic Arts. O jogo, elogiado por seus visuais e realismo, redefiniu o FPS de guerra para PC e consolidou a posição da EA como uma das principais empresas do gênero.
Mas, apesar do sucesso, as relações entre o estúdio e a editora se deterioraram rapidamente. A EA optou por assumir a franquia Medal of Honor internamente, afastando a equipe de Zampella. Frustrado, ele deixou a 2015 Inc. com vários desenvolvedores para fundar a Infinity Ward, apoiada pela Activision, principal rival da Electronic Arts.
Sob esse novo selo, Zampella revolucionou o gênero de tiro com Call of Duty e, mais notavelmente, Modern Warfare, que impulsionou a série para a popularidade global. Após uma disputa acirrada com a Activision, ele foi demitido, o que levou a uma batalha judicial e à renúncia de grande parte do estúdio. Logo depois, a Electronic Arts retornou à sua história. Reconhecendo o potencial do criador, a editora ofereceu-lhe apoio para fundar a Respawn Entertainment.
Com a Respawn, Zampella retornou à inovação, lançando Titanfall e, em seguida, Titanfall 2, dois jogos aclamados por sua fluidez e inventividade. A parceria com a EA continuou com Apex Legends, que se tornou um sucesso global. Ironicamente, o homem que havia sido demitido pela Electronic Arts no início de sua carreira tornou-se, anos depois, um de seus ativos mais valiosos.
Hoje, Zampella continua a moldar o FPS, notavelmente liderando a franquia Battlefield. O novo título, Battlefield 6, que acaba de ser lançado, já parece ser um sucesso comercial: durante o fim de semana de lançamento, atraiu 747.440 jogadores simultâneos no Steam.