Um veterano do PlayStation que mais pessoas deveriam conhecer é Shuhei Yoshida. Ele recentemente acessou o X (antigo Twitter) para mostrar seu novo Asus ROG Xbox Ally X — um dispositivo portátil com a marca Xbox.
O executivo de longa data da PlayStation não postou apenas uma foto. Ele elogiou o Ally X diretamente, exibindo títulos do Xbox como Ninja Gaiden 4, que recebeu ótimas críticas no lançamento, além de um título do PlayStation rodando no dispositivo.
Há mais do que apenas um visual bacana. Yoshida foi sincero sobre sua experiência com o Xbox Ally X — desde a interface do usuário e a sensação geral até a qualidade da tela, a construção e se ele é algo que ganhará um lugar permanente em sua configuração.
Playing Ninja Gaiden 4 on my ROG Xbox Ally X 😀 pic.twitter.com/J5LZJ9l19U
— Shuhei Yoshida (@yosp) October 21, 2025
Vamos explicar exatamente quem é Yoshida para aqueles que não sabem e por que sua opinião é importante, além do que o veterano da indústria tem a dizer sobre o mais novo dispositivo de jogos portátil do Xbox.
Shuhei Yoshida era um veterano de longa data na Sony, tendo ingressado na empresa bem antes da marca PlayStation existir. Ele desempenhou um papel central na equipe original do PlayStation em 1993, como o primeiro membro não engenheiro da equipe. Ajudou a liderar as relações com terceiros e trabalhou para garantir os primeiros títulos, como Ridge Racer e Tekken, para o lançamento em 1994. Numa época em que a SEGA e a Nintendo dominavam o mercado, Yoshida foi fundamental para convencer os desenvolvedores a apoiar o console ainda não testado da Sony .
Ao longo dos anos, ele galgou posições, supervisionando projetos internos e externos. Foi creditado como produtor de títulos de destaque como Gran Turismo, Ape Escape e outros. Em 2000, tornou-se Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produto na Sony Computer Entertainment America, desempenhando um papel fundamental no crescimento da empresa durante a era de ouro do PlayStation 2.
Yoshida continuou sendo uma figura-chave durante a geração menos bem-sucedida do PS3 e o grande ressurgimento com o PlayStation 4. Em 2019, ele deixou a liderança do PlayStation Studios para se concentrar inteiramente em jogos independentes — viajando para festivais, apoiando equipes pequenas e promovendo títulos nas redes sociais.