A ideia de jogos exclusivos em 2025 é “antiquada“, segundo Sarah Bond, presidente do Xbox. Ela disse em uma nova entrevista que as pessoas estão começando a “evoluir muito além” da ideia de que um jogo deve ser exclusivo de uma loja ou dispositivo.
“Os maiores jogos do mundo estão disponíveis em todos os lugares. Veja Call of Duty, Minecraft, Fortnite, Roblox… é isso que realmente impulsiona a comunidade no mundo dos games. É onde as pessoas se reúnem. E a ideia de restringir tudo a uma loja ou dispositivo é antiquada para a maioria das pessoas”, disse ela ao Mashable.
“Você quer poder jogar com seus amigos em qualquer lugar, independentemente do que eles estejam usando. E estamos realmente nos dedicando a isso com esta experiência [ Rog Ally X ]. Ela simplesmente abre outra maneira de jogar, assim como a nuvem, o PC e os consoles que todos nós temos na sala de estar”, acrescentou.
A Microsoft já foi uma grande defensora de jogos exclusivos, mas a empresa atualizou sua estratégia de negócios e, recentemente, optou por lançar seus jogos em mais lugares, incluindo videogames rivais.
A Sony também começou a levar mais jogos para além do PlayStation, incluindo PC e, no caso de Helldivers 2, Xbox. A Nintendo, no entanto, só lança seus próprios jogos para suas plataformas exclusivas, o que provou ser um bom negócio para a empresa.
A Microsoft não tem uma estratégia única que se aplique a todos os seus lançamentos de jogos, já que alguns títulos são lançados em várias plataformas simultaneamente, outros não.
A Microsoft também foi notícia recentemente por causa dos comentários de Bond sobre o próximo console Xbox, rotulando-o de “topo de linha”.