
Durante uma entrevista com a Famitsu no evento “Beyond the Strand” da Kojima Productions em Tóquio, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, compartilhou alguns insights sobre as operações do Xbox no Japão, refletindo sobre as dificuldades encontradas naquele mercado, mas revelando que os usuários japoneses têm jogado a plataforma 20% mais frequentemente no ano passado.
De acordo com Spencer, o mercado japonês é considerado “muito especial” pela Microsoft, um sentimento que a empresa está tentando transmitir aos jogadores por meio de iniciativas como o DLC com tema japonês para Call of Duty: Black Ops 7 e outros títulos first-party.
Como mencionado, Spencer revelou que o tempo total de jogo no Xbox no Japão aumentou aproximadamente 20% no último ano. Esse crescimento abrange todo o ecossistema do Xbox — console, PC e nuvem — e, embora não tenha fornecido uma análise detalhada, Spencer enfatizou que o aumento é “bem equilibrado entre as três plataformas“.
“Se eu tivesse que destacar uma coisa”, acrescentou, “parece-me que a importância do PC está crescendo cada vez mais para os jogadores japoneses. Além disso, o fato de console, PC e nuvem estarem crescendo está perfeitamente alinhado com nossa estratégia: permitir que os jogadores aproveitem o Xbox independentemente do dispositivo.” Para fortalecer ainda mais sua presença no Japão, a Microsoft planeja oferecer mais conteúdo projetado especificamente para o público japonês.
Spencer também destacou a estreita colaboração que mantém com desenvolvedores japoneses, sem fornecer detalhes: “Temos relacionamentos muito especiais com empresas como Capcom, Konami, Square Enix, Sega e Bandai Namco Entertainment.” O último título japonês publicado pela Microsoft foi Ninja Gaiden 4, mas, de acordo com Spencer, há mais colaborações em andamento, que serão reveladas nos próximos meses e anos.




