
Como relatamos recentemente, a presidente do Xbox, Sarah Bond, fez um comentário não tão popular na internet, dizendo que jogos exclusivos estão ” desatualizados “, obviamente também para fortalecer a estratégia multiplataforma do Xbox.
Um ex-presidente do Xbox e ex-presidente da Blizzard, Mike Ybarra, respondeu a essa declaração dizendo que alguém deveria avisar a Nintendo.
O Xbox agora produz uma variedade de jogos não exclusivos, incluindo títulos que historicamente nasceram e foram desenvolvidos exclusivamente para Xbox e PC, como Gears of War e Forza Horizon. A mudança para multiplataforma é compreensível, mas dizer que toda a ideia de exclusividade não faz mais sentido é obviamente ir longe demais, segundo Ybarra.
Someone go tell Nintendo that exclusives are antiquated.
— Mike Ybarra (@Qwik) October 23, 2025
Em suas redes sociais, Ybarra comentou: “Alguém deveria avisar a Nintendo que os exclusivos estão ultrapassados”. Ele acrescentou: “A Nintendo tem dominado consistentemente com jogos incríveis. Claro, algumas plataformas fracassaram comercialmente, mas elas sempre correram riscos e voltaram mais fortes do que nunca. É o oposto de ultrapassado. É risco e recompensa.”
Também é preciso dizer que Ybarra não é nem um pouco fã da estratégia atual da Microsoft, já que ele já criticou o Xbox em diversas ocasiões, dizendo que “o console está morto” e que a campanha publicitária afirmando que tudo é um Xbox é absurda.




