
O fim do ano está cada vez mais próximo, e isso significa que não falta muito para decidirmos qual jogo do ano, ou ” GOTY “, é o nosso favorito. Alguns jogadores podem ter sérias dúvidas sobre isso, enquanto outros vão apostar.
Hamaguchi, falando ao GamesRadar+, revelou que o jogo de estreia da Sandfall Interactive é “um ótimo jogo que merece o prêmio de Jogo do Ano. Gostaria que eles pudessem ganhar “.
É claro que o diretor apreciou o sistema de combate por turnos de Clair Obscur: Expedition 33 , típico dos RPGs japoneses clássicos, mas não é só isso. Hamaguchi também aprecia a nova adição ao gênero, o sistema de defesa, embora acredite que os jogos não devam se concentrar demais em um único elemento, pois um trabalho de qualidade exige apenas que cada detalhe seja bem executado.
Para Hamaguchi, Clair Obscur: Expedition 33 teve sucesso não apenas na criação de personagens incríveis, um mundo fantástico e uma história envolvente , mas também na criação de uma jogabilidade incrível. Por esse motivo, ele explica, os fãs adoraram e o jogo vendeu tão bem.
Hamaguchi também aproveitou a oportunidade para mencionar que alguns dos desenvolvedores da Clair Obscur visitaram a sede de Final Fantasy , “e foi realmente inspirador… Então, dá para ver que eles também têm muito respeito. Eles não só fizeram um jogo realmente ótimo, como também demonstraram respeito pelo estilo tradicional de JRPG baseado em turnos. É claro que, como criadores de jogos japoneses, estamos muito felizes em ver que alguém se apropriou disso e o utilizou.”
Por fim, vale lembrar que Clair Obscur Expedition 33 foi um sucesso na Gamescom Ásia e venceu o GOTY 2025 por lá.




