Xbox

Streaming de jogos grátis: Xbox confirma experimento de jogos em nuvem com suporte a anúncios

A Microsoft confirmou que uma versão gratuita do Xbox Cloud Gaming está em desenvolvimento. Atualmente em testes, o serviço do Xbox, com anúncios, seria o primeiro serviço de streaming de jogos da empresa totalmente independente do Game Pass.

A primeira versão beta da plataforma de streaming da Microsoft estreou com o nome xCloud em novembro de 2019. Ela foi renomeada como Xbox Cloud Gaming antes de seu lançamento em setembro de 2020. Após ser inicialmente oferecido como exclusivo para assinantes do XGP Ultimate, o Xbox Cloud Gaming foi expandido para todos os níveis do Game Pass, exceto o plano para PC, em agosto de 2025.

Outra expansão pode estar a caminho, com a Microsoft atualmente trabalhando em uma versão do serviço com anúncios. Um representante da empresa revelou isso em um comunicado ao The New York Times, afirmando que a plataforma gratuita está sendo testada internamente. A divulgação corrobora uma reportagem recente do The Verge, que afirmou que uma versão do Xbox Cloud Gaming com anúncios foi disponibilizada para alguns funcionários da Microsoft no início de outubro de 2025.

A Microsoft não forneceu mais detalhes sobre seus esforços de teste, deixando incerto por quanto tempo o teste interno poderá continuar. Também não há garantia de que o teste avançará para uma fase pública, já que esta não é a primeira vez que a Microsoft explora a ideia de um serviço de jogos gratuito. No final de 2023, o diretor financeiro do Xbox, Tim Stuart, sugeriu que a empresa estava considerando uma versão do Game Pass com suporte de anúncios , mas a iniciativa não resultou em nenhuma oferta voltada para o consumidor.

De acordo com documentos que fizeram parte do enorme vazamento do Xbox, decorrente da disputa jurídica da Microsoft com a FTC sobre a aquisição da Activision Blizzard, executar o Xbox Cloud Gaming custa aproximadamente US$ 0,03 por hora, oferecendo 60 quadros por segundo com resolução de 1080p. Essa estimativa se baseia em consoles Series X personalizados, configurados para executar perfis Series S, que formam a espinha dorsal da infraestrutura xCloud da Microsoft. Desde então, o serviço foi expandido para suportar streaming em 1440p, o que é ainda mais caro devido aos requisitos extras de largura de banda.

 

Fonte

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios