
Fãs do Xbox receberam um alerta muito específico sobre um golpe de um membro da comunidade, pois algumas pessoas mal-intencionadas estão tentando enganar as pessoas com um golpe antigo por e-mail (isso me faz sentir extremamente velho).
A internet é um lugar curioso. As coisas evoluíram e mudaram tanto online na última década, a ponto de eu ter que ficar constantemente alertando meus pobres pais idosos sobre todas as novas e ardilosas maneiras que os golpistas usam para se aproveitar da falta de conhecimento técnico das pessoas.
No entanto, um dos golpes mais recentes relacionados ao Xbox é algo que tenho quase certeza de que até meus pais idosos já teriam visto antes – e, de alguma forma, parece que algumas pessoas estão caindo no que deve ser um dos golpes por e-mail mais antigos que existem.
No subreddit r/xbox, um usuário alertou as pessoas sobre o perigo de clicar em um e-mail aparentemente inofensivo da Microsoft, em um tópico intitulado “Apenas um aviso para manter suas contas seguras”.
O e-mail de “Solicitação de Redefinição de Senha” que o usuário FinalMil3 recebeu parece genuíno à primeira vista, mas talvez seja preciso observar com atenção para perceber o truque, ao mesmo tempo inteligente e estúpido, que os golpistas usaram para fazê-lo parecer autêntico.
Caso não tenha ficado totalmente óbvio pela própria postagem, aquele e-mail não é da Microsoft. Na verdade, é da “rnicrosoft”. O “m” no e-mail da Microsoft não é na verdade um “m” — é um “r” e um “n”, que, quando digitados lado a lado, se parecem muito com a letra m.
Veja para entender melhor na imagem abaixo:
Eu me lembro perfeitamente de ter recebido e-mails fraudulentos usando exatamente o mesmo truque do “rnicrosoft” no início dos anos 2000, o que significa que há uma boa chance de que qualquer pessoa com 20 anos ou menos nunca tenha visto esse.
Sinceramente, é meio bizarro ver isso ressurgir depois de tanto tempo. Daqui a pouco você vai me dizer que as pessoas ainda caem naqueles golpes de e-mail do príncipe nigeriano do início dos anos 90 que costumavam… ah, não. Acabei de pesquisar e, aparentemente, as pessoas ainda caem nesses golpes.




