
A Steam representa o universo dos jogos para PC como um todo, e a loja evoluiu ao longo do tempo para se tornar uma comunidade e um ponto de encontro para todas as necessidades dos jogadores. Com o domínio que exerce sobre o mercado de jogos para desktop, esse aspecto é bastante preocupante para os desenvolvedores.
Os mesmos desenvolvedores acreditam que a Steam detém o monopólio no mercado de jogos para PC, e com razão, já que a maioria dos jogadores está familiarizada com a loja da Valve. Esse mesmo monopólio também está forçando os desenvolvedores a começarem a distribuir seus jogos em outras plataformas, como a Epic Games e a Xbox Games Store.
A Rokky, uma plataforma de jogos digitais, publicou recentemente um estudo que explora as opiniões dos desenvolvedores sobre a distribuição de jogos para PC em 2025. Trezentos e seis gestores participaram da pesquisa, compartilhando suas preocupações sobre o domínio da Steam no mercado de jogos para PC.
A maior preocupação deles era o crescimento dos jogos gratuitos (F2P), que, por sua vez, afeta negativamente os jogos pagos. Além disso, o mercado de jogos também está ficando saturado, o que limita a visibilidade dos novos jogos.
Embora 88% dos desenvolvedores afirmem que 75% de sua receita provém do Steam, a dependência de uma única plataforma não é mais viável para eles, e 80% esperam que canais alternativos se tornem fontes de receita.
Com a crescente importância das lojas e marketplaces online, a distribuição de jogos para PC tornou-se mais variada, vasta e complexa do que nunca – CEO da Rokky.
Com a Xbox expandindo seu ecossistema e dando grande ênfase ao mercado de PCs, isso também representa um enorme risco para o Steam. Como a gigante dos jogos pertence à Microsoft, criadora do Windows, o ecossistema Xbox está se expandindo amplamente e já reúne todos os seus jogos em um único lugar.




