
O novo console PS5 da Sony, com bloqueio de idioma, é lançado hoje no Japão, e não poderia chegar em melhor hora.
Os dados mais recentes de vendas da Famitsu para o Japão revelam que o console da fabricante vendeu apenas 5.855 unidades na semana passada. Embora as vendas provavelmente tenham diminuído em antecipação ao novo modelo com preço reduzido, o número parece catastrófico em comparação com o total de 101.549 unidades do Switch 2 durante o mesmo período.
Para quem perdeu o anúncio, o novo console PS5 lançado especificamente no Japão terá o idioma bloqueado e só será compatível com contas locais da PSN. Isso visa impedir a exportação do aparelho para países como a China continental.
A desvalorização do iene, aliada ao aumento dos preços dos consoles, afetou particularmente o console de próxima geração da Sony, que ficou muito atrás da família de consoles híbridos da Nintendo.
Relatórios recentes afirmavam que a gestão anterior da PlayStation não se preocupava com o mercado doméstico, mas o novo CEO, Hideaki Nishino – um executivo japonês – está determinado a melhorar a posição da empresa .
Embora seja improvável que a Sony consiga algum dia destronar a Nintendo em seu próprio território, a esperança é que este novo modelo – que reduz significativamente o preço, de ¥72.980 (~$473) para ¥55.000 (~$350) – pelo menos dê ao console um novo impulso.
Os números dos primeiros dias de vendas deste novo modelo devem sair na edição da Famitsu da próxima semana.




