
Algumas coisas inusitadas sempre acontecem na indústria dos games. Desta vez, a Steam Machine tem estado no centro das atenções desde que a Valve anunciou sua nova linha de hardware para o futuro próximo. Os jogadores elogiaram a ideia de um PC com características de console, algo que a Xbox também está explorando para a próxima geração. Mas os jogadores não estão felizes com o preço, presumivelmente próximo de um PC (e não de um console).
Apesar disso, o dispositivo tem sido elogiado por diversas figuras da indústria desde o seu anúncio. Agora, o ex-executivo do Xbox e ex-presidente da Blizzard, Mike Ybarra, sugere que a Microsoft pode lançar consoles com SteamOS caso a Valve permita que terceiros utilizem seu sistema operacional exclusivo.
No X, Mike pede que a Valve permita que terceiros usem o SteamOS em seus hardwares, esclarecendo que o sistema operacional terá um desempenho melhor e ainda aumentará os lucros da Steam, contribuindo para a já enorme receita anual da empresa.
Ele também quer que a Valve lance o Steam OS com várias configurações diferentes. Rumores sugerem que a Valve já está aberta à ideia de um modelo Steam Machine Pro, que poderia vir com especificações e preço muito superiores.
Aliás, é isso que a Xbox deveria fazer. […] Eles poderiam se sair MUITO BEM se adotassem o SteamOS no hardware.
-Mike Ybarra, ex-executivo do Xbox.
Dear @valvesoftware, please just let 3rd parties use SteamOS and make the HW with many different configurations. SteamOS will take off and your Store revenue will only go up.
This is what Xbox should do, btw. But they will likely be forced to push Windows with AI, co-pilot,… https://t.co/ZFzcxLZqnj
— Mike Ybarra (@Qwik) November 21, 2025
Do lado do Xbox, gigantes terceirizados como a ASUS já estão produzindo produtos da marca Xbox, como o ROG Ally X. Mike acredita que a nova abordagem multiplataforma da Microsoft permitirá que ela adote facilmente o SteamOS para um dispositivo futuro, caso a Valve dê o sinal verde.
É muito difícil acreditar que a Microsoft vá descarta o Windows, que atualmente é o maior sistema gamer do mundo para usar uma versão do Linux que é o Steam OS. Não faz sentido algum na nossa opinião, mas na cabe da Mike YBarra seria interessante.
O que vocês acham?




