Geek

Ótimos jogos de 2025 que passaram desapercebidos

Finalizamos mais um ano com grandes jogos, e nessa temporada de premiações, muitos são recomendados e descobertos pelos jogadores.

Venho aqui deixar meus 2 centavos sobre algumas interessantes experiências com vídeo game que tive neste ano, que não tiveram muita visibilidade por conta de orçamento ou ofuscado por grandes lançamentos. Vamos nessa!

Extinction Rifts

Começando por um projeto nacional que teve seu lançamento oficial em setembro. Extinction Rifts é um FPS que homenageia grandes títulos dos anos 90 com seu ritmo e dificuldades intensas. Como principal objetivo, precisamos manter um combo ao longo de toda fase para carregarmos um soco poderoso o suficiente para destruir um monólito na última sala.

O FPS da QUByte Interactive oferece visuais e trilha sonora agradáveis com ótima responsividade nos controles, um número considerável de segredos e armas desbloqueáveis. Resultando em um jogo que oferece ótimos desafios de timing e reflexos.
Disponível em todas as plataformas atuais a partir de $ 44,99.

Shuten Order

Mais um game lançado em setembro. Kazutaka Kodaka entrega mais uma grande e densa visual novel em Shuten Order, após The Hundred Line lançado em março. Jogamos com Rei Shimobe, que desperta em um quarto sem quaisquer memórias de quem seja, e é informado por anjos que ressuscitou e possui poucos dias para encontrar seu algoz, um dos 5 ministros da gigantesca cidade em que vive.

Cada um dos ministros representando uma diferente rota com seu tom único e elementos de gameplay próprios. De uma investigação detetivesca clássica em uma mansão isolada, até um simulador de namoro no colégio.

Alguns problemas na qualidade da localização em inglês e o aproveitamento das mecânicas individuais das 5 campanhas dividiram alguns jogadores e afetaram a visibilidade comparado a aventura tática lançada meses antes.

Apesar de alguns contra tempos, Shuten Order possui um dos melhores world buildings e vilões do ano, em uma narrativa eclética que transita de muito humor, suspense, aventura e até um pouco de horror e romance.
A qualidade dos visuais, trilha sonora e dublagem estão no topo do que a Spike Chunsoft pode oferecer.

O jogo está disponível na Steam e Nintendo Switch a partir de $ 249,50.

Rusty Rabbit

Se aventurando fora das visual novels, A Nitro Plus oferece uma aventura plataforma com elementos de metroidvania com interessantes opções de combate a curta e longa distância. Isso em um universo criativo e instigante onde coelhos evoluídos habitam e se comportam como humanos.

Escrito pelo talentoso Gen Urobochi (Madoka Magica e Fate/Zero) essa é uma das histórias mais interessantes sobre futuros alternativos e religião que você vai encontrar em jogos atuais, especialmente na perspectiva de como isso tudo é contado ao longo da narrativa.

A jogabilidade e variedade de inimigos são apenas competentes, mas existe um ciclo de grind para equipamentos em dungeons aleatórias opcionais que oferecem um desafio acima da média que podem estender algumas horas de jogo.

E não se distanciando muito das visual novels, horas de diálogos na campanha principal e principalmente em missões secundárias estão presentes com os carismáticos e excêntricos habitantes da cidade.

O jogo está disponível para Playstation 5, Steam e Nintendo Switch a partir de $ 99,50.

Ultimate Zombie Defense 2

Voltamos a falar de FPS, mas dessa vez, o lado oposto da moeda, com uma jogabilidade mais cadenciada e focada na sobrevivência. Os sistemas são idênticos ao modo de zumbis da franquia Call of Duty (especialmente as primeiras versões) a cada número X de zumbis mortos, avançamos para a rodada seguinte de onde mais virão e eventualmente novos tipos, rodadas especiais e até chefes.

Mas como o título indica, o foco aqui é construir nossas defesas com um sistema de building bem vasto. Minas terrestres, arames farpados, diversos tipos de barricadas e até mesmo torretas automáticas estão à disposição para utilizarmos.
A variedade de inimigos não fica para trás, extremamente punitivos e testam bem nosso planejamento e controle de grupo.

A jogabilidade possui um certo tempo para se acostumar, já que não passa perto da fluidez de FPS modernos que focam na velocidade. Mas para aqueles que forem se aventurar nas mecânicas, vão encontrar muito o que testar e criar através das dúzias de equipamentos, habilidades e perks. É uma ótima pedida para fãs do modo zombies mais clássico da época de World at War e Black Ops 1.

O jogo está disponível na Steam a partir de $ 32,99.

CONCIERGE

Mais um jogo brasileiro na lista. Concierge é com certeza uma das aventuras com os puzzles mais desafiadores que você pode experienciar (Tem coisa aqui que é comparável com a demo P.T de Hideo Kojima, é ver para crer)
Acompanhamos um homem em busca de sua identidade, enquanto conhece a vida de diversos hospedes no hotel em que está hospedado.

As primeiras impressões podem fazer você acreditar que está em um jogo de terror, e mesmo que há elementos disso aqui, sem jumpscares ou coisa do tipo. Na verdade, a trilha sonora e narrativa são quase doces de tão singelas.

Para quem busca experiencias mais alternativas em seus jogos, e tem interesse em point’and click’s, CONCIERGE é uma aventura breve, porém extremamente recomendada.

O jogo está disponível na Steam a partir de $ 25,00

GAME OVER: A MUSICAL RPG??

Já imaginou uma mistura de Guitar Hero com a narrativa de um rpg? Bem, Jake Houston pensou! Totalmente desenvolvido por ele, GAME OVER oferece diversos desafios de ritmo ao longo de suas 8-9 horas de campanha. Muito humor e paródia de outros jogos e filmes está presente visual e sonoramente.

Controlamos um jovem guerreiro que utiliza da música para derrotar seus oponentes. Após salvar a princesa de um dragão, saímos em uma jornada para salvar nosso vilarejo de estranhas anomalias acontecendo as pessoas e cenários.

A narrativa é familiar, até mesmo quando as cartas finalmente estão na mesa. Mesmo assim, GAME OVER diverte e desafia os jogadores ao máximo do início ao fim.

A criatividade nos nomes e visuais dos personagens serem inspirados por diferentes instrumentos musicais é simplesmente genial e cria uma identidade ao projeto como nenhum outro. Jogo obrigatório para quem aprecia trilha sonora e jogos de ritmo.

E na opinião deste humilde redator, GAME OVER não é só o melhor indie do ano, (Desculpa Silksong) mas a melhor e mais marcante experiencia que tive com um vídeo game em 2025.

Game Over está disponível na Steam a partir de $ 46,99.

Quem mais passou batido em 2025? Comente!

Quais jogos a mais merecem estar ao lado de Clair Obscur ou Silksong como grandes experiências memoráveis de 2025? Desejo um ótimo natal e próspero ano novo e que 2026 seja tão bom aos games quanto 2025 foi!

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios