
Há dois dias, uma notícia discreta da Reuters descreveu os esforços recentes da Fushan Technology (subsidiária da Foxconn) e da Luxshare-ICT (empresa chinesa) para expandir suas instalações de produção de consoles de jogos no Vietnã. Fontes internas acreditam que a Fushan Tech está buscando autorização para ampliar uma fábrica já existente — documentos vazados, submetidos a um órgão governamental local, mencionam uma importante meta de produção. Uma vez autorizada, a subsidiária da Foxconn supostamente pretende produzir “até 4,8 milhões de consoles Xbox da Microsoft (por ano), bem como peças dos consoles e outros dispositivos eletromagnéticos não especificados”. Alega-se que a Luxshare-ICT fez um pedido semelhante, aguardando uma decisão sobre a meta de produção anual de “até 4,5 milhões de consoles” de uma fábrica modernizada.
As guerras comerciais em curso levaram os fabricantes a se afastarem da dependência tradicional dos centros de produção chineses. Em vez disso, instalações localizadas em países vizinhos oferecem alívio das altas tarifas. Jez Corden, do Windows Central, comentou sobre a suposta mudança de planos da divisão de jogos da Microsoft, motivada por questões geopolíticas. A disponibilidade dos consoles Xbox da geração atual diminuiu em várias regiões, com grandes varejistas deixando de vender a marca. Corden observou uma queda no fornecimento de hardware: “registrada em quase todos os trimestres nos últimos dois anos”. Para piorar a situação, a liderança da Xbox foi forçada a aumentar os preços há alguns meses, tornando o Xbox Series X e, em alguns casos, o Xbox Series S, menos potente, mais caros do que alguns modelos do PS5. As tarifas alfandegárias tiveram um papel fundamental em tornar o Xbox Series X|S menos competitivo.
O colunista do Windows Central acredita que o acordo de produção especulativo com a Foxconn sinaliza o compromisso da Xbox em manter seu próprio ecossistema (fora da nuvem) ativo: “As pessoas costumam pensar que a Xbox está deixando o hardware para trás… Diversificar sua cadeia de suprimentos provavelmente ajudará a impulsionar a produção do Xbox Series X|S no que pode ser um ano muito importante para a plataforma. No entanto, as restrições no fornecimento de DRAM e os aumentos de preços até 2026 podem frustrar esses esforços para todos os envolvidos.” O aguardado Grand Theft Auto 6, da Rockstar North, tem lançamento previsto para o próximo ano — este jogo imperdível certamente venderá muitos consoles, embora seja uma exclusividade temporária para consoles domésticos modernos. Antes de sofrer vários adiamentos, GTA VI era considerado o título de lançamento ideal para o caro PlayStation 5 Pro da Sony. Corden prevê que o próximo título AAA+ impulsionará os lucros da Microsoft: “para milhões de usuários do Xbox que ainda possuem consoles Xbox One X e Xbox One S, Grand Theft Auto 6 provavelmente catalisará upgrades de uma forma nunca vista desde o lançamento da família de consoles no final de 2020. A Microsoft não pode se dar ao luxo de não ter estoque disponível para este raro evento de jogos, principalmente porque Grand Theft Auto 6 estará disponível apenas para Xbox Series X|S e PS5 no lançamento. O Xbox Series S pode ser a maneira mais barata de acessar o jogo — mas apenas se você conseguir encontrar um para comprar.”




