GamesNintendoPC

Dolphin é removido da Steam após sugestão da Nintendo

Dolphin recebeu DMCA da Nintendo e foi forçado a remover página da Steam.

Dolphin, um dos maiores emuladores de GameCube e Wii foi removido da loja Steam após pedido feito pela Nintendo.

Um porta voz da Nintendo disse ao site Kotaku, que “A Nintendo está comprometida em proteger o trabalho árduo e a criatividade dos engenheiros e desenvolvedores de videogames”…”Este emulador contorna ilegalmente as medidas de proteção da Nintendo e executa cópias ilegais de jogos.”

O uso de emuladores ilegais ou cópias ilegais de jogos prejudica o desenvolvimento e, em última análise, sufoca a inovação. A Nintendo respeita os direitos de propriedade intelectual de outras empresas e, por sua vez, espera que os outros façam o mesmo.”

Os desenvolvedores do Dolphindisseram em seu site oficial que “É com muita decepção que anunciamos que o lançamento do Dolphin no Steam foi adiado indefinidamente. Fomos notificados pela Valve de que a Nintendo emitiu um cessar e desistir citando o DMCA contra a página Steam do Dolphin e removeu o Dolphin do Steam até que o assunto seja resolvido. No momento, estamos investigando nossas opções e teremos uma resposta mais detalhada em um futuro próximo.”

Um dos possível motivos para a Nintendo aplicar o DMCA é que o emulador inclui a Wii Common Key, uma chave criptográfica usada pelo Wii para descriptografar jogos, algo que foi apoiado pelo desenvolvedor e especialista em emulação Modern Vintage Gamer, que explica em um novo vídeo como o emulador Dolphin pode não ser legalmente protegido, já que a inclusão da Wii Common Key significa que o software contorna ativamente as medidas antipirataria.

Dolphin é um emulador de código aberto do Nintendo GameCubeNintendo Wii e Triforce e que é executado em Windows, Linux, e Android.

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *