Geek

Medieval Dynasty coloca o jogador na difícil vida medieval e permite multiplayer coop; Leia nosso Review

Se você curte a temática de vida de antigamente, Medieval Dynasty pode oferecer bastante diversão. Trata-se de um jogo de um jogo de sobrevivência, simulação e RPG.

Nós tivemos a oportunidade de jogar a versão para PS5 do game, que foi lançado originalmente em 2020, e contamos para você os principais pontos de destaque.

Sobre o que é Medieval Dynasty?

O jogo se passa na Idade Média e te coloca no papel de um homem que chega até uma vila em busca de uma chance na vida. Fazer parte da comunidade, construir sua própria história e seguir em frente com a sua linhagem e dinastia.

O jogo combina mecânicas de gerenciamento de vilarejo com a necessidade de sobrevivência em um ambiente rural hostil. E, neste meio, há diversas missões, interações e lugares para explorar.

Os principais pontos positivos de Medieval Dynasty

A ambientação da Idade Média: O jogo se passa em um cenário medieval realista, onde assumimos o controle de um jovem que precisa construir sua própria dinastia. Podemos notar o som da natureza, do vento, dos pássaros e construções dos vilarejos. Além disso, há um apreço pela transição de estações do ano, com mudanças visíveis no clima e vegetação. Ou seja, o game traz uma boa imersão ao mundo da Idade Média.

Jogue da forma como quiser: Você decide o que priorizar.Seja expandir sua vila, investir no comércio, caçar ou explorar o mundo ao redor, que é bem grande. Não tem um caminho traçado, o que é muito legal, pois dá uma liberdade na hora de curtir o game.

As mecânicas de sobrevivência e gerenciamento:  Um dos pontos altos é a combinação de elementos de sobrevivência e gerenciamento. É preciso equilibrar a obtenção de recursos básicos, como madeira, pedra, alimentos e água, com a construção e desenvolvimento de seu vilarejo. Também há um sistema de habilidades que evolui conforme o jogador realiza atividades, como caça, agricultura e construção, que tornam a expêriencia mais legal.

Relacionamentos: Há diversas interações sociais com NPCs que vão além do comércio. É possível estabelecer laços, casar e até mesmo ter filhos, o que reforça o conceito de dinastia que é a proposta do jogo, sendo um objetivo a longo prazo. O jogador pode formar laços com NPCs, casar-se e ter filhos, que eventualmente herdarão a administração do vilarejo. Esse ciclo dinástico adiciona uma camada extra de profundidade.

Sistema de progressão eficiente: O sistema de progressão é bem desenvolvido, permitindo ao jogador especializar-se em diferentes áreas, como agricultura, artesanato ou liderança.

Mecânica de Tempo: Tudo tem que ser bem pensado e executado, levando em conta os ciclos. Cada estação do ano afeta o ambiente e as atividades que o jogador pode realizar. Por exemplo, as colheitas devem ser plantadas e colhidas em períodos específicos, e o inverno exige uma preparação maior para garantir a sobrevivência.

E quais os pontos negativos de Medieval Dynasty?

A jogabilidade pode ficar repetitiva: Mesmo que tenha diversas missões e coisas para fazer, algumas atividades podem se tornar repetitivas ao longo do tempo. Especialmente em relação a coleta de recursos e a construção de estruturas.

Poucas ameaças: Apesar de ter ameaças a sobrevivência, como animais selvagens, caça ou alimentação e hidratação, o game não oferece muita variedade neste aspecto. Não existem, por exemplo, inimigos invasores, desastres naturais, ou nada do tipo para intensificar a tensão.

Pode ser frustrante para aprender tudo que o jogo oferece:  Para novos jogadores, a curva de aprendizado pode ser complicada. O jogo não explica detalhadamente algumas de suas mecânicas mais complexas, o que pode resultar em confusão. Há muitos detalhes no game, e o tutorial oferecido nem sempre é tão efetivo. No fim das contas, grande parte você aprende fuçando.

NPCs e IA bem simples: Não há desafio ou interações muito elaboradas. Geralmente as mecânicas são previsíveis. Como o jogo foca em construção de comunidade e relacionamentos, isso pode prejudicar um pouco a narrativa.

Conclusão

Medieval Dynasty traz um ambiente muito interessante, com gráficos bonitos e limpos (especialmente na versão de PS5, a testada) e é uma experiência única que combina simulação, sobrevivência e RPG em um cenário medieval.

Dizemos única porque é um game peculiar, mais direcionado para jogadores que têm tempo disponível para desenvolver e utilizar os recursos do jogo sem pressa. É um game contemplativo e interessante. E convida o jogador a explorar cada vez mais as suas camadas, ao mesmo tempo em que relaxa naquele ambiente.

Direcionado para fãs de RPG, o game traz uma complexidade média que pode afastar jogadores casuais. Mas certamente para quem gosta de sobrevivência, construção e uma história concisa, vale a pena conferir. Especialmente porque há algum tempo o game ganhou a opção de jogar em modo cooperativo, com até quatro jogadores. O que torna as coisas muito mais divertidas.

Você encontra o jogo para comprar nas versões para PC, Xbox e Playstation.

Mais informações no site oficial.

Nota final: 3/5


























Avaliação: 3 de 5.

Veja mais sobre games!

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *