A Microsoft patenteou um sistema que utiliza inteligência artificial generativa para criar e modificar texturas para jogos: o documento, arquivado durante 2024, já pode ser consultado gratuitamente.
Conforme imaginado na patente, essas ferramentas poderiam permitir aos desenvolvedores personalizar a experiência também por meio de um sistema de feedback e explorar a IA para gerar rapidamente conteúdo relevante para fins de narrativa.
O documento também ilustra como essa tecnologia poderia ser usada em um jogo sandbox pré-existente como o Minecraft, permitindo que os próprios usuários solicitassem novas mecânicas, novos personagens e novas histórias que a IA poderia gerar dinamicamente.
Escusado será dizer que, como acontece com todas as patentes, estamos a falar de possibilidades que não necessariamente se materializarão, mas que a Microsoft está, sem dúvida, a avaliar e a explorar na tentativa de compreender a real viabilidade de um sistema semelhante.
Além disso, este não é o primeiro trabalho da empresa Redmond neste sentido: durante 2023, Xbox e Inworld uniram forças para criar personagens e histórias através de IA, após o que esta tecnologia deu passos adicionais e substanciais.
No geral, não há dúvida de que a Microsoft investiu pesadamente em inteligência artificial, financiando a OpenAI por bilhões de dólares e imaginando um caminho que através da IA possa de alguma forma revolucionar o mundo dos videogames.