A editora não identificada por trás do próximo projeto de John Romero acabou sendo a Microsoft … o que significa ainda mais más notícias em termos de demissões.
Não há como subestimar a terrível onda de demissões na Microsoft e em sua divisão Xbox. Isso também levou ao cancelamento de vários jogos, mais recentemente Everwild, da Rare, e o reboot de Perfect Dark. Além disso, o estúdio The Initiative, de Perfect Dark, formado em 2018 para liderar projetos “AAA”, foi fechado sem lançar um único jogo.
Muitos detalhes ainda são desconhecidos, mas pelo menos um outro estúdio sofreu como resultado, e não é nem mesmo um de propriedade da Microsoft. É a Romero Games, que foi fundada pelos ícones da indústria John e Brenda Romero.
Mais cedo hoje, a Romero Games emitiu uma declaração sobre como teve que cancelar seu próximo jogo, um jogo de tiro em primeira pessoa baseado em uma propriedade intelectual original, depois que a editora com a qual havia feito parceria retirou seu financiamento.
“Ontem à noite, soubemos que nossa editora cancelou o financiamento para nosso jogo, juntamente com vários outros projetos não anunciados em outros estúdios”, diz a declaração escrita por Brenda Romero.
“Esta foi uma decisão estratégica tomada em alto escalão dentro da editora, muito acima da nossa visibilidade ou controle. Gostaríamos profundamente que houvesse algo, qualquer coisa que pudéssemos ter feito para evitar esse resultado”, continua, acrescentando que isso “não reflete o trabalho, o desempenho ou a qualidade do projeto em si da nossa equipe”.
O jogo sem título foi anunciado em 2022 sem trailer ou mesmo capturas de tela, com a Romero Games apenas dizendo que havia se unido a uma “grande editora” para ele.
Considerando quando o cancelamento foi anunciado, é bastante óbvio que a editora era a Microsoft e esse detalhe foi confirmado pelo artista Christoph Redl, que no X diz que perdeu seu cargo na Romero Games “devido às recentes demissões no Xbox”.
— Romero Games Ltd. (@romerogamesltd) July 3, 2025
Aparentemente, ele não é o único, pois, segundo o VGC um funcionário não identificado disse que a Romero Games fechou completamente, com outros corroborando que é uma consequência dos cortes da Microsoft.
“Hoje descobri que todo o nosso estúdio será demitido por causa das demissões na Microsoft”, diz um. Outro descreve os cortes como “enormes, repentinos e um golpe inesperado em um projeto que era inovador, estava indo bem e, o mais importante, divertido”.
Vale lembrar que John Romero é considerado um dos avôs do gênero de tiro em primeira pessoa, por seu trabalho em Wolfenstein 3D, Doom e Quake na década de 1990 na id Software (que, por meio da Bethesda, agora é uma subsidiária da Microsoft).
Sua esposa, Brenda, é conhecida por seu trabalho como designer na série de RPG Wizardy e é considerada uma das mulheres mais influentes na indústria de jogos.