Esqueça humanos, animais, extraterrestres ou qualquer tipo de criatura fantástica: em Keeper, da Double Fine , você joga como um farol — um farol vivo e ambulante. O quebra-cabeça e aventura atmosférico Keeper, criado por Lee Petty e Double Fine Productions, está entre os jogos mais estranhos apresentados durante a Gamescom Opening Night Live.
Embora o visual artístico possa ter intrigado você, o teaser levanta mais perguntas do que respostas. Por que o farol desperta? Para onde ele está indo? E, mais importante, que tipo de desafios ele enfrentará? Após uma prévia na Gamescom, posso responder… bem, algumas dessas perguntas.
A essência é a seguinte: o pássaro pousa no farol, o farol cria um monte de pernas e, juntos, o pássaro e o prédio entram em um mundo estranho, cheio de bichinhos estranhos e, ocasionalmente, uma árvore viva. É basicamente isso que Keeper envolve.
No início, fiquei preocupado que esse conceito pudesse ser um pouco chato. Vi o farol andando por aí, seguindo um caminho linear, iluminando bichinhos para assustá-los e iluminando um homem-árvore enorme para remover suas raízes, mas a jogabilidade pareceu um pouco sem graça.
Então, porém, o farol começou a coletar itens, resolver quebra-cabeças e até mesmo manipular o tempo, transformando seu companheiro pássaro novamente em um ovo. As coisas já estavam começando a ficar meio psicodélicas nesse ponto, mas então o farol entrou em um lindo vale cinza-claro cheio de névoa rosa e fofa, desbloqueando a habilidade de pular e flutuar como algodão-doce saltitante. Ah, e também havia uma baleia voadora.
Embora certamente não seja desprovido de vida, o que mais se destaca em Keeper é a ausência de humanos. Inspirado pela pandemia de COVID-19, o desenvolvedor Lee Petty, sem nada para fazer além de caminhar na natureza, imaginou um mundo sem pessoas. Sem pessoas significa sem palavras, o que nos leva à segunda coisa que se destaca: Keeper é terrivelmente sereno. Se você quiser saber o que está acontecendo neste reino estranho, terá que observar com atenção.
Tim Schafer, fundador da Double Fine Productions, confirma: “A história está aberta a interpretações”, disse ele. “Ela gira em torno do vínculo entre o farol e o pássaro, e como essa relação entre os personagens se desenvolve.” Um pouco de mistério, como a repentina vivacidade do farol, certamente permanecerá.
Acredito que o sucesso de Keeper, e se você deve ou não mantê-lo no seu radar, depende da sua conexão com a atmosfera. Dito isso, estou 100% convencido de que um farol seja o protagonista — vê-lo pulando com seu amigo pássaro é simplesmente fofo demais.
Keeper será lançado em 17 de outubro para Windows PC e Xbox Series X|S. Ele estará disponível pelo Game Pass.