
A Microsoft continua explorando novos caminhos para expandir sua oferta do Xbox Game Pass. Em uma entrevista recente, um executivo da empresa confirmou que a empresa está considerando ativamente uma versão gratuita do serviço, com anúncios.
Esta é uma ideia de longo alcance que pode romper com o atual modelo de assinatura. Uma possível versão gratuita do Game Pass daria acesso a um catálogo limitado de jogos, em troca de sequências de anúncios obrigatórias antes ou durante as sessões.
A informação foi confirmada pela Microsoft em entrevista ao New York Times por ocasião do anúncio do novo Halo para PlayStation 5. “Um representante da Microsoft confirmou que a empresa também está realizando testes internos para oferecer acesso gratuito a determinados jogos pela nuvem, com suporte de publicidade, como parte de um programa separado do Game Pass.”
A Microsoft estaria buscando atingir um público mais amplo, especialmente em mercados emergentes, onde os custos de assinatura continuam sendo uma barreira. O conceito seria inspirado no modelo já utilizado por algumas plataformas de streaming, como Netflix e Spotify.
A ideia de uma assinatura gratuita do Xbox Game Pass não é totalmente nova. Um membro do fórum Resetera levantou o assunto pela primeira vez, logo após a Microsoft aumentar drasticamente o preço da assinatura.
Mas o fato de a empresa agora confirmar que está considerando seriamente a questão mostra que o projeto está avançando. Resta saber se os jogadores aceitarão a oferta que introduz publicidade entre as partidas de Forza ou Halo.
Ainda não há data de lançamento ou mercado de testes anunciado. A Microsoft parece estar avaliando as reações antes de avançar com o lançamento. Se o modelo encontrar o equilíbrio, poderá muito bem marcar um novo marco na estratégia do Game Pass, equilibrando acessibilidade e lucratividade.
De qualquer forma, se esta nova oferta se concretizar, você precisará ter uma conexão de internet muito boa para aproveitar os jogos em condições adequadas.
De acordo com as informações mais recentes sobre o assunto, a Microsoft está testando uma solução com dois minutos de anúncios pré-lançamento antes que um jogo seja disponibilizado para streaming gratuito via Xbox Cloud Gaming. A Microsoft também está testando um limite de uma hora por sessão, com até cinco horas gratuitas por mês. No entanto, esses limites podem mudar quando o serviço for lançado oficialmente. Uma versão beta deve ser lançada em breve.




