Xbox

A Microsoft pode finalmente acabar com uma das piores coisas sobre jogos de console

Há mais de duas décadas, a Microsoft cobra dos usuários do Xbox  por mês pelo acesso ao modo multiplayer online. O pacote completo de recursos era oferecido como Xbox Live Gold e, desde então, passou a fazer parte do Game Pass. A empresa agora estaria considerando a possibilidade de eliminar essa taxa para seu console de próxima geração, alinhando-o mais com os jogos de PC, onde o benefício é oferecido gratuitamente pelas empresas.

De acordo com uma nova reportagem do Windows Central, o “plano atual” é que o próximo Xbox não tenha paywall para multiplayer. O site acrescenta que “ainda não se sabe se esse plano realmente se concretizará”, mas parece que há pelo menos uma consideração séria dentro da Microsoft para abandonar os últimos resquícios de seu legado Xbox Live com a chegada do novo videogame ou videogames que, segundo rumores, serão lançados perto do final de 2027.

Seria mais uma mudança radical para a divisão de jogos da empresa, que há muito tempo cobra esse imposto multiplayer em troca da possibilidade de jogar sucessos anuais como Call of Duty, Madden e NBA2K online. Embora tenha se tornado padrão permitir que jogadores de console acessem jogos gratuitos sem pagar por assinaturas de plataforma, forçar os jogadores a pagar por jogos online em títulos premium como Diablo 4, Mario Kart World e Helldivers 2 gerou enormes quantias do que parece ser uma renda efetivamente passiva para os respectivos fabricantes de console.

Não está claro quantos dos milhões de assinantes do Game Pass estão atualmente inscritos simplesmente para jogar com amigos online, mas esse benefício por si só é responsável por uma grande parte do custo da versão mais cara do programa. Embora o Game Pass Ultimate para usuários de console tenha sido recentemente aumentad, o serviço continua disponível no PC, onde Sea of ​​Thieves e outros sucessos do serviço podem ser jogados online gratuitamente. Abandonar o acesso pago ao multijogador em um Xbox de próxima geração mais parecido com um PC com Windows também exigiria uma reformulação desses esquemas de preços.

E como a Sony e a Nintendo continuarão a justificar a cobrança pelo modo multiplayer no futuro PlayStation 6 e no atual Switch 2? A competição entre plataformas é boa, e a Microsoft, ao oferecer alternativas valiosas e significativas no futuro, seria uma forma de pressionar a Sony e a Nintendo a fazerem o mesmo.

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios