Xbox

Xbox Next-Gen: Novos vazamentos sobre o PC da sala de estar projetado como um console de jogos de verdade

À medida que o Xbox começa a discutir publicamente seu console de próxima geração, os rumores sobre ele se intensificam. Mais uma vez, Jez Corden, do Windows Central, compartilhou uma enxurrada de informações sugerindo que o futuro Xbox será um verdadeiro PC, semelhante ao ROG Xbox Ally. Obviamente, essa informação deve ser vista com cautela, especialmente porque Jez Corden já se enganou no passado. Vale ressaltar, no entanto, que ele frequentemente revela informações precisas com antecedência. Ele foi notavelmente o primeiro a mencionar a existência do ROG Xbox Ally e seu lançamento em 2025.

Um Xbox projetado como um PC de sala de estar de verdade

De acordo com informações divulgadas por Jez Corden, o próximo Xbox rodaria uma versão completa do Windows, que seria complementada com uma interface otimizada para TV, proporcionando uma experiência semelhante à de um console tradicional. Ao iniciar, o console exibiria uma interface idêntica à de um Xbox clássico, permitindo que os jogadores permanecessem no ecossistema Xbox sem precisar interagir diretamente com o Windows.

No entanto, seria possível sair dessa interface para acessar a versão completa do sistema operacional e executar outros programas. Os usuários poderiam então iniciar plataformas concorrentes como Steam, Epic Games Store, Battle.net ou o Riot Client. A Microsoft trabalharia em conjunto com as equipes do Xbox e do Windows para otimizar essa integração e adaptar a experiência para uso em TVs e controles. Essa colaboração ampliaria a visão de “Windows na sala de estar” idealizada quando o primeiro Xbox foi lançado há 25 anos.

Migrar da interface do Xbox para o Windows seria uma opção reservada para quem quer jogar títulos que não estão no catálogo do Xbox, como certos jogos do PlayStation disponíveis no Steam, jogos de PC projetados para teclado e mouse como League of Legends, ou até mesmo clássicos do GOG e outras plataformas.

Compatibilidade total e desempenho aprimorado

O novo Xbox usará um processador AMD validado pela CFO Amy Hood e pelo CEO Satya Nadella. Este chip seria capaz de rodar todos os jogos do Xbox Series X|S, bem como todos os títulos retrocompatíveis do Xbox original para o Xbox One. Esses jogos rodariam nativamente e poderiam ser iniciados diretamente da biblioteca do Xbox Launcher.

Os desenvolvedores continuariam a oferecer suporte ao ambiente do Xbox Series X|S por vários anos após o lançamento do novo console. Posteriormente, cada vez mais jogos se beneficiariam de versões otimizadas que aproveitam o novo hardware. Tecnologias de inteligência artificial, como Super Resolução Automática e geração de imagens de última geração, também melhorariam o desempenho dos jogos do Xbox Series X|S neste futuro console.

A Microsoft também está supostamente trabalhando em maneiras de reduzir a carga no sistema Windows para melhorar sua eficiência.

Uma política mais aberta para jogadores e estúdios

De acordo com o Windows Central, a Microsoft está considerando remover a obrigatoriedade de pagamento para o modo multiplayer online. O objetivo seria alinhar a política do console com a do PC, onde o jogo online é gratuito, para evitar que os usuários recorram a outras plataformas, como o Steam.

A Microsoft continuaria a aplicar uma taxa de comissão de 12% em sua loja para PC, em comparação com 30% no Steam. Essa taxa preferencial seria mantida para desenvolvedores que publicassem seus jogos no ecossistema Xbox para PC, um forte incentivo para incentivar os estúdios a apoiarem a plataforma. No entanto, essa abordagem reduziria a parcela de subsídios que a Microsoft dedica ao seu hardware.

Em teoria, o próximo Xbox ofereceria mais jogos e conteúdo do que qualquer outro dispositivo de jogos da história, combinando exclusividades do Xbox com acesso gratuito a todas as plataformas e inicializadores de PC existentes. De acordo com Jez Corden, o Xbox de próxima geração pode ser lançado em 2027. Ele espera que seja mais mais barato que um PC equivalente e mais poderoso que o PS6.

Todas essas informações ainda precisam ser confirmadas.

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios