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“Mais de 80% do nosso público está no Xbox”, diz Pathea sobre o lançamento de seu jogo

No final de outubro, o estúdio indie chinês Pathea Games, conhecido mundialmente pelo sucesso de simulação de vida My Time at Portia, lançou seu mais novo projeto: Superball, um jogo multiplayer cooperativo que mistura futebol futurista com ação de arena em um cenário cyberpunk vibrante. Apesar da longa trajetória de desenvolvimento, o título chega ao mercado ainda cercado por desafios técnicos e de comunidade.

Superball é um jogo de partidas rápidas em que duas equipes de três jogadores competem para marcar o maior número de gols. Cada jogador assume o papel de um “campeão”, personagens com habilidades e características únicas que influenciam diretamente o estilo de jogo. A variedade de modos e regras cria uma curva de aprendizado complexa, aproximando Superball de títulos como Rocket League, embora com uma estética mais sombria e tecnológica.

Segundo Yao Liu, o projeto passou por diversas fases e reestruturações ao longo dos anos. A equipe buscou equilibrar jogabilidade acessível com profundidade estratégica, além de criar um universo visual marcante. Ainda assim, o lançamento trouxe dificuldades inesperadas — desde ajustes de servidores até o refinamento do comportamento dos campeões em partidas competitivas.

“Sabíamos que Superball seria ambicioso, mas não esperávamos tantos retrabalhos”, comenta Liu. “Estamos comprometidos com atualizações constantes e ouvindo atentamente o feedback da comunidade.”

Um dado curioso que chamou a atenção no pós-lançamento é a distribuição dos jogadores por plataforma. Cerca de 80% da base ativa de Superball está no Xbox, tornando o console da Microsoft a plataforma dominante do jogo. Para um título indie lançado paralelamente em várias plataformas, esse resultado representa uma vitória significativa para a Microsoft — que se fortalece no ecossistema multiplayer com apoio de pequenas e médias desenvolvedoras.

Segundo o SteamDB, o jogo atingiu um pico de 400 jogadores online. E em outras plataformas? Como você avalia o lançamento?

Yao Liu: Em todas as plataformas, a simultaneidade total foi maior, na verdade, mais de 80% da base de jogadores vem de plataformas Xbox. Superball é um projeto de longo prazo. Já fizemos várias atualizações de backend e, à medida que o conteúdo for lançado, esperamos que a simultaneidade cresça de forma constante. Também colaboramos na adição de benefícios do Game Pass, então há um grande incentivo para participar por meio de plataformas Xbox. Como usamos cross-play, isso também é muito benéfico para os jogadores de PC, garantindo que haja um grande número de jogadores o tempo todo.

 

Fonte

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

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