A plataforma de benchmarks Geekbench anunciou que vai banir smartphones da Samsung do serviço de avaliação de desempenho e comparação entre eletrônicos. O motivo é uma polêmica envolvendo diferentes modelos da empresa na última semana.
A sul-coreana foi acusada de manter um sistema de otimização nos smartphones que reduz o desempenho de certos apps e não de outros — sem que o usuário possa controlar isso.
Em resposta, a Samsung alega que esse é o Game Optimizing Service (GOS) e que ele só deveria ser ativado automaticamente em jogos, prometendo uma atualização do sistema que dê ao usuário esse controle em breve.
Não foi o suficiente
Entretanto, como ela não explicou exatamente o que aconteceu para o GOS sair de controle e nem o porquê de aplicativos de benchmark não serem afetados, enquanto ferramentas bem mais simples foram adicionadas na lista, a Geekbench achou a atividade suspeita.
Os modelos das linhas Galaxy S10, Galaxy S20, Galaxy S21 e Galaxy S22 serão retirados da plataforma — todos com a One UI 4 e, portanto, o tal sistema de otimização. Outras linhas e famílias de smartphones não serão afetadas. Por acusações similares, a fabricante OnePlus também teve modelos removidos anteriormente.
Confira o comunicado da Geekbench na íntegra
“No início desta semana, ficamos cientes do Game Optimizing Service (GOS) da Samsung e de como ele freia o desempenho de jogos e aplicativos. O GOS decide desacelerar (ou não) aplicativos usando identificadores de ferramentas e não o comportamento delas. Nós vemos isso como uma forma de manipulação de benchmarks porque apps relevantes de benchmark, incluindo o Geekbench, não são afetados por esse serviço”, diz a plataforma.
Por enquanto, a Samsung não respondeu a essa atitude da Geekbench.