A gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba anunciou hoje que está disponibilizando seus modelos de IA para desenvolvedores terceirizados que podem usá-los para criar seus próprios aplicativos de IA generativa sem precisar treinar seus sistemas, economizando tempo e custos. O Alibaba está abrindo o código do modelo Qwen-7B com 7 bilhões de parâmetros e uma versão Qwen-7B-Chat projetada para aplicativos de conversação.
Em abril, o Alibaba lançou o Tongyi Qianwen Large Language Model (LLM), que permite a geração de conteúdo de IA em inglês e chinês, e vem em uma variedade de tamanhos de modelo, incluindo o Qwen-7B com 7 bilhões de parâmetros e acima.
Qwen-7B e Qwen-7B-Chat estarão disponíveis para pesquisadores, cientistas e empresas de todo o mundo. Empresas com mais de 100 milhões de usuários ativos mensais precisarão de uma licença gratuita do Alibaba para fazer isso. Embora o Alibaba não receba taxas de licenciamento pelo uso de sua tecnologia de código aberto, espera-se que sua distribuição permita à empresa atrair mais usuários para trabalhar com seus modelos de IA.
O movimento da Alibaba aguça sua competição com a Meta, que deu aos pesquisadores acesso ao seu modelo Llama de código aberto no início deste ano. A Meta também está fazendo parceria com outras empresas de tecnologia para acelerar a adoção de seu modelo de IA. No mês passado, a Microsoft anunciou que o LLM Llama 2 da Meta agora está disponível para desenvolvedores que usam o serviço de nuvem Microsoft Azure.
Se o grande modelo de linguagem do Alibaba pegar no mercado, pode ser atraente para os provedores de nuvem que o disponibilizam para seus clientes. Ter um forte LLM de desenvolvimento de aplicativos de IA é uma vantagem competitiva em potencial para os participantes do mercado de computação em nuvem.
O Alibaba já construiu seus próprios aplicativos usando Tongyi Qianwen. No mês passado, ela lançou o Tongyi Wanxiang, um serviço de IA que gera imagens com base em pistas.