No início desta semana, a Microsoft entrou em contato com vários outros veículos informação com o objetivo de fornecer algum contexto sobre um relatório intitulado “O negócio de jogos da Microsoft fica aquém, apesar da Activision” – por um veículo conhecido como The Information.
Agora, vamos ser honestos… não vimos esse relatório na íntegra! Ele está bloqueado atrás de um paywall de US$ 299, então tudo o que encontramos foram trechos que foram postados em outros lugares – como uma sugestão de que o CEO da Microsoft, Satya Nadella, estava considerando encerrar o Xbox completamente em 2021.
Nos comentários subsequentes da Microsoft, que são resumidos em uma “atualização” da história vinculada acima, a menção de Satya Nadella em junho de 2021 de que a empresa estava “totalmente envolvida em jogos” foi mencionada, entre outras coisas.
Além disso, o foco estava no presente. A estatística mais interessante para nós é que o engajamento do Xbox está em alta histórica ao entrarmos em 2025 no Xbox, PC e dispositivos móveis, com a empresa acumulando 500 milhões de jogadores mensais.
O Xbox Game Pass também recebeu um grande impulso (sem surpresa) com a adição de Call of Duty: Black Ops 6 – o lançamento do jogo marcou o melhor dia de todos os tempos para o serviço e estabeleceu um número recorde de assinaturas no dia do lançamento.
Veja o que Nadella disse sobre esses marcos alguns meses atrás em um relatório de lucros:
“Estabelecemos novos recordes para usuários ativos mensais no trimestre, já que mais jogadores do que nunca jogam nossos jogos em todos os dispositivos e na plataforma Xbox. O Game Pass também estabeleceu um novo recorde do primeiro trimestre para receita total e receita média por assinante. E, olhando para o futuro, nosso IP em nossos estúdios nunca foi tão forte. O lançamento do Black Ops 6 na semana passada foi o maior lançamento de Call of Duty de todos os tempos, estabelecendo um recorde para jogadores no primeiro dia, bem como adições de assinantes do Game Pass no dia do lançamento.”
Então, sim… A Microsoft veio aqui com esses fatos! Agora estamos particularmente interessados em ver as coisas se saindo no próximo lançamento de lucros que chega em 29 de janeiro, onde devemos aprender mais sobre como jogos como Indiana Jones e o Grande Círculo, Stalker 2 e Microsoft Flight Simulator 2024 afetaram o Game Pass nos últimos meses, bem como as vendas de consoles e a receita de conteúdo e serviços cada vez maior da divisão Xbox .
Mas, não importa o que aconteça, o ano que vem deve ser fascinante para os negócios.