Xbox

Guitar Hero vaza antes do tempo e parece adotar IA generativa

A era de ouro dos jogos musicais claramente acabou, mas parece que a Activision (e, portanto, o Xbox) está pronta para enfrentar o mercado novamente, de acordo com uma postagem vazada no Instagram.

No final da semana passada, um anúncio de um certo Guitar Hero Mobile apareceu no Instagram. Embora não seja mais transmitida, ainda é possível consultar a publicação através de sua URL.

Nesta imagem podemos ver um sistema de trastes que não tem nada a ver com o do Guitar Hero Live, mas que parece estar um pouco mais próximo do dos jogos clássicos. A chegada de orbes da mesma cor no mesmo nível de carga continua intrigante.

Outro elemento interessante desta imagem é claramente o uso de inteligência artificial generativa. Não há confirmação de que a Activision o utilizou, mas os formatos aleatórios dos instrumentos e alto-falantes indicam claramente que a Activision o fez. Não há dúvidas reais, especialmente quando você considera que a empresa foi forçada a confirmar que a IA generativa está de fato sendo usada em Black Ops 6 e Warzone.

Quando você se lembra dos preços cobrados por músicas adicionais nos antigos jogos Guitar Hero, ou dos tokens no episódio Live, há claramente motivos para se perguntar sobre como o jogo será monetizado.

O uso de IA generativa em videogames e outras formas de arte é muito debatido hoje em dia. Muitos jogadores expressaram corretamente seu descontentamento com o X após o compartilhamento desta primeira imagem do Guitar Hero Mobile.

Por exemplo, podemos ler:

“A imagem parece ter sido gerada por IA, provavelmente com alguma edição humana. A Activision reduziu seus padrões ultimamente ao promover intensamente recursos/artes gerados por IA em todos os seus estúdios. »

“O motivo da imagem foi algo como ‘apresentação de banda de rock’.” A multidão mais educada que já vi. »

“Teria sido melhor se eles não tivessem feito nada. »

Em janeiro de 2022, após o anúncio da intenção da Microsoft de adquirir a Activision, a Blizzard e a King, Bobby Kotick (ex-CEO da Activision Blizzard) declarou que via a tentativa de aquisição como positiva para a franquia Guitar Hero.

Mais tarde, em outubro de 2023, ele disse que “recursos de IA e aprendizado de máquina, análise de dados [e] novas maneiras de pensar sobre gráficos” poderiam ajudar o Guitar Hero a retornar.

Resta saber se a proposta do Guitar Hero Mobile vai pegar, principalmente quando sabemos que o cenário atualmente é ocupado pelo Fortnite Festival ou pelo Clone Hero, que permite tocar centenas de músicas totalmente de graça.

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *