Qual é o futuro dos consoles Xbox da Microsoft? Muitos fãs do PlayStation estão ansiosos para falar sobre como a guerra dos consoles acabou, ignorando que os planos dos consoles da Microsoft realmente vazaram. Mas agora, um novo rumor está mais uma vez convidando jogadores e observadores da indústria a coçar a cabeça.
Jez Corden do Windows Central compartilhou uma informação estranha que ele ouviu de uma de suas fontes. Em suas palavras :
“A Microsoft está trabalhando duro para integrar o desenvolvimento de jogos do Xbox e do Windows mais de perto no futuro. O Windows Central entende que o Win32 tradicional será o ambiente de desenvolvimento preferido para os próximos consoles Xbox de linha principal, com o ambiente “ERA” do Xbox One/Series X|S gradualmente eliminado.
Ainda não se sabe onde isso deixa nossa biblioteca atual de jogos do Xbox, mas parece que a emulação é um caminho que a Microsoft está explorando para retrocompatibilidade e preservação de jogos.
Isso permitirá que esses jogos rodem em dispositivos Windows como Kennan e ROG Ally, ou qualquer PC gamer médio, no entanto? É difícil dizer, porque há alguns obstáculos legais contratuais sobre exatamente o que a Microsoft tem permissão para fazer com títulos de terceiros em sua loja.”
Corden ignora os méritos de usar o Win32, mas se esse rumor for verdade, ele abre uma nova lata de minhocas para a Microsoft. Na verdade, há contratempos potenciais suficientes para essa ideia para questionar se esse rumor é mesmo real.
Corden se refere ao Win32 como um ambiente de desenvolvedor. Ao longo dos anos, cada versão do Windows teve uma API diferente, e cada API vem com novas mudanças e melhorias.
Aqui está a questão. O Win32 remonta ao Windows 95 e certamente não é a versão mais recente dessa API. Retornar à API que a Microsoft vem usando desde 1995 vincula o Xbox ao dilema que a Microsoft tem há anos com o próprio Windows.
Se a próxima geração do Xbox funcionar no Win32, isso habilitaria a retrocompatibilidade com jogos do Windows de trinta anos atrás. Mas, por outro lado, por causa das políticas da Microsoft, eles não têm atualizado o Win32 para evitar quebrar a compatibilidade com programas antigos.
Aplicando isso ao Xbox, isso pode ser uma bênção para a retrocompatibilidade, mas pode vir às custas de fazer um console Xbox que rode rápido, ou que possa até mesmo ter um desempenho tão bom quanto o Xbox Series S agora. Na verdade, a Microsoft criou a Universal Windows Platform (UWP) para que os desenvolvedores tivessem uma plataforma mais eficiente do que o Win32.
E os UWPs tinham seus próprios problemas, mas estamos apontando isso para que você entenda que o Win32 não é uma solução mágica que corrige todos os problemas da Microsoft com o Xbox. Talvez a Microsoft tenha criado alguma nova tecnologia que reúne tudo isso, que ainda não conhecemos. Claro, a Microsoft vai mostrar suas cartas quando quiser, então teremos que esperar até que eles realmente revelem seus planos para a próxima geração de consoles.
Caso o rumor seja verdadeiro, então o próximo Xbox terá tudo o que os PCs tem nos dias de hoje.