A retrocompatibilidade tem sido uma parte importante das eras do Xbox One e do Xbox Series X|S, e já ouvimos de pessoas como o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, como ela continuará sendo uma parte essencial da marca daqui para frente.
No entanto, pode ser necessário mudar ao longo do caminho. O Xbox está obviamente embarcando em uma nova estratégia agora, onde cada dispositivo é essencialmente considerado um “Xbox”, e com rumores de um Xbox portátil planejado junto com um novo console Xbox em 2027, estamos assumindo que um dos objetivos é tentar tornar os jogos de console jogáveis em tantos sistemas quanto possível.
O Windows Central falou um pouco sobre isso em um relatório sobre a integração do Xbox e do Steam ontem, mencionando que os “próximos consoles Xbox principais” devem fazer do Win32 o ambiente de desenvolvimento preferido – com a Microsoft trabalhando duro para “integrar o desenvolvimento de jogos do Xbox e do Windows mais de perto no futuro”.
No entanto, ainda não se sabe como a retrocompatibilidade será tratada quando a próxima geração chegar:
“Ainda não se sabe onde isso deixa nossa biblioteca existente de jogos ERA [Xbox One/Series X|S], mas parece que a emulação é um caminho que a Microsoft está explorando para retrocompatibilidade e preservação de jogos.
Isso permitirá que esses jogos rodem em dispositivos Windows como [o rumor do Xbox portátil de 2025] e o ROG Ally, ou qualquer PC gamer médio? É difícil dizer, porque há alguns obstáculos legais contratuais sobre exatamente o que a Microsoft tem permissão para fazer com títulos de terceiros em sua loja.”
Parece que o Xbox está trabalhando duro na retrocompatibilidade para os próximos consoles Xbox enquanto falamos. Ano passado, foi revelado pela presidente do Xbox, Sarah Bond, que uma nova equipe de “preservação de jogos” havia sido criada internamente, e Jez Corden, do Windows Central, informou que está focada na “compatibilidade” para futuros dispositivos Xbox agora:
Compatibility for the existing library on future systems
— Jez (@JezCorden) March 20, 2025
O portátil será um caso particularmente interessante, pois ouvimos de alguns fãs do Xbox que eles não estão muito interessados em um dispositivo que não pode rodar jogos de console nativamente. O Xbox Play Anywhere preencherá as lacunas por enquanto com mais de 1000 títulos suportados, mas ainda estamos mantendo a esperança de suporte nativo para console eventualmente.
Independentemente do que aconteça, é ótimo ver que o Xbox continua extremamente comprometido com a retrocompatibilidade e a preservação dos jogos no futuro, e estamos cruzando os dedos para algumas inovações e anúncios interessantes sobre esse tópico nos próximos anos.