Em fevereiro, destacamos como um antigo chefe da PlayStation chamou Blue Prince de candidato ao prêmio de Jogo do Ano (GOTY), e na época houve muita surpresa que um jogo indie aleatório estivesse sendo tão elogiado.
Bem… é definitivamente um concorrente de jogo do ano. As avaliações saíram para Blue Prince hoje, e no momento em que escrevo, ele tem uma média de 92 no Metacritic (para PC). Para referência, Split Fiction tem 93 como o jogo de Xbox nº 1 de 2025.
Vamos colocar algumas dessas análises abaixo para você dar uma olhada, e você pode assistir ao trailer acima. Blue Prince será lançado no Xbox Game Pass nesta quinta-feira, 10 de abril.
Veja o que as avaliações estão dizendo sobre Blue Prince até agora:
Digital Spye (5/5)
Blue Prince é um jogo especial cheio de mistérios, segredos e momentos alucinantes com um loop de gameplay viciante. É tão bom que rotulá-lo como um dos melhores jogos de quebra-cabeça de todos os tempos parece um desserviço. Em vez disso, é possivelmente a experiência mais memorável que já tive jogando um jogo e não consigo parar de pensar nisso.
Noisy Pixel (10/10)
Blue Prince é uma aventura de quebra-cabeça cativante que mistura mistério, estratégia e exploração processual em uma experiência profundamente gratificante. Com sua mecânica de mansão de reinicialização diária e designs de salas enigmáticas, ele desafia os jogadores a pensar criativamente e planejar meticulosamente. Embora sua curva de dificuldade e aleatoriedade possam testar sua paciência, a recompensa é uma jornada satisfatória cheia de surpresas, descobertas e resolução de problemas conduzida pelo jogador.
Eurogamer (5/5)
Na semana passada, depois de jogar uma sessão enorme de Blue Prince na qual não cheguei nem perto da Sala 46, comecei a pensar na escola que frequentei naquela época. A escola tinha 26 salas de aula, e eu sei disso – e ainda consigo lembrar – porque as crianças novas estavam sempre sendo enviadas para pegar algo da Sala 27. Eu caí nessa mais de uma vez. Todos nós caímos, mas acho que eu era particularmente suscetível a isso. Em parte, claro, porque eu nunca realmente escutei ou prestei atenção, mas em parte porque eu queria que houvesse uma Sala 27. Eu queria mais possibilidades estranhas dos espaços em que vivi. Com Blue Prince eu entendo isso. Que jogo extraordinário é esse.
PC Gamer (92/100)
Pegue uma caneta e papel. Abaixe as luzes. Sente-se, relaxe e vá com calma. Desenhe seus cômodos, conte seus passos e deixe os mistérios da mansão se desdobrarem lentamente para revelar um dos melhores jogos de quebra-cabeça dos últimos anos.
GameSpot (9/10)
Blue Prince é uma das experiências de videogame mais memoráveis que já tive. É ao mesmo tempo acessível e impenetrável, frustrante e eufórico. Como cada uma das minhas dezenas de permutações da própria mansão Mount Holly, é realmente único.
GamesRadar (4/5)
Blue Prince parece realmente único em como ele pega uma premissa simples e a preenche com múltiplos fios de mistério para puxar. Este roguelike de exploração é diferente de tudo que eu já joguei, e se tornou uma obsessão por quebra-cabeças que eu simplesmente não conseguia me livrar em várias corridas onde eu sempre senti que estava descobrindo algo novo. Mesmo depois dos créditos, os mistérios de Mt. Holly continuam a me surpreender.
CNET (sem pontuação)
Blue Prince não é para todos. Embora a maioria dos quebra-cabeças possa ser resolvida com o que quer que esteja na sala, há algumas soluções intrincadas em andamento que podem iludir jogadores casuais. O layout mutável da mansão e as escolhas imprevisíveis de salas podem tornar o progresso irregular — ou até mesmo pará-lo se a sorte não estiver do seu lado. Mas é de longe um dos jogos mais exclusivos que joguei em anos, e um verdadeiro deleite para os fanáticos por quebra-cabeças e fãs de mistério.