A abordagem multiplataforma e as aquisições do Xbox levaram a um cenário bastante interessante. A situação financeira da gigante dos jogos melhorou consideravelmente nos últimos anos, mas o desempenho do hardware não tem sido o melhor nos últimos trimestres, assim como Playstation e Nintendo que tem visto uma queda no hardware.
A Microsoft relatou em 30 de abril um aumento de 8% na receita de conteúdo e serviços do Xbox no terceiro trimestre, encerrado em 31 de março.
A receita com jogos aumentou US$ 270 milhões, chegando a US$ 5,7 bilhões, impulsionada pelo crescimento do serviço de assinatura Xbox Game Pass, Call of Duty e títulos Minecraft . A receita com hardware do Xbox caiu 6%.
Call of Duty lançou sua edição mais recente, Black Ops 6, no ano passado, enquanto Minecraft se beneficiou em parte do lançamento nos cinemas em abril, A Minecraft Movie, que é o lançamento de bilheteria número 1 em 2025 até agora.
Os jogos fazem parte do negócio de computação pessoal de US$ 13,7 bilhões da empresa, incluindo hardware Xbox e conteúdo e serviços Xbox, abrangendo conteúdo próprio (como Activision Blizzard) e conteúdo de terceiros, incluindo jogos e conteúdo dentro do jogo; Xbox Game Pass e outras assinaturas; Xbox Cloud Gaming; publicidade; royalties de discos de terceiros; e outros serviços de nuvem.