As demissões da Microsoft estão gerando muita repercussão, e é bem possível que essas novas declarações dos funcionários do Halo Studios vão provocar uma reação negativa contra o Xbox.
Entre as 9.100 pessoas demitidas pela Microsoft (como todo, e não apenas no Xbox), o Engadget relata que pelo menos cinco funcionários da Halo Studios foram afetados.
Embora o Halo Studios esteja atualmente trabalhando em vários projetos da franquia, ele explica que o clima está tenso dentro das equipes, principalmente em torno de um projeto que recentemente entrou em crise.
No momento, não está claro a qual projeto ele se refere. De acordo com relatos recentes, a Halo Studios planeja fazer pelo menos um grande anúncio em outubro, no Campeonato Mundial de Halo, e provavelmente será sobre o remake do original, sobre o qual já ouvimos falar há algum tempo.
Durante a entrevista, o ex-desenvolvedor do Halo Studios também indicou que o Xbox estava “vários anos atrasado no desenvolvimento de jogos” por causa de sua política de contratar prestadores de serviços individuais para tarefas de curto prazo, em vez de formar equipes internas fortes ou colaborar com estúdios parceiros a longo prazo.
No entanto, ele esclareceu que, a partir de 2023, a Microsoft iniciou uma mudança para colaborar com estúdios externos nos Estados Unidos e na Europa, com o objetivo de acelerar a produção de Halo, uma abordagem semelhante à adotada por grandes franquias como Call of Duty ou Battlefield.
Ele então afirmou que a empresa estava fazendo tudo o que podia para “substituir o máximo de empregos possível por agentes de IA”, o que não é exatamente uma surpresa, dadas as declarações da empresa sobre o assunto nos últimos anos.
Como sempre, sintam-se à vontade para compartilhar suas ideias sobre este tópico. Nós, da nossa parte, esperamos que os afetados pela reestruturação da Microsoft se recuperem rapidamente e que as equipes que ainda estão em atividade possam trabalhar em melhores condições.