Recentemente, a franquia Halo tem sido alvo de algumas notícias que têm causado preocupação na comunidade, mas, de acordo com Rebs Gaming, uma figura conhecida no cenário de Halo, as perspectivas parecem promissoras. Ele lançou um vídeo para compartilhar suas percepções sobre três projetos atualmente em desenvolvimento no Halo Studios.
A Halo Studios aumentou seus orçamentos para os criadores de conteúdo do Forge de Halo Infinite, conforme revelado em um artigo da Halo Waypoint sobre a Operation Reclaimer. Enquanto isso, a liga de eSports Halo Championship Series está se expandindo com mais equipes, eventos maiores e grandes anúncios planejados para o Campeonato Mundial de Halo. Nos bastidores, vários projetos de jogos estão em desenvolvimento simultaneamente, demonstrando um claro desejo de reavivar o impulso da franquia.
Um dos projetos mais aguardados seria um remake de Halo: Combat Evolved, diretamente inspirado no protótipo técnico chamado Project Foundry, baseado na Unreal Engine 5. Este projeto gerou muita especulação. O próprio Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, havia mencionado em junho o ” retorno de um clássico que nos acompanha desde o início ” para 2026, reforçando assim a hipótese do retorno do primeiro Halo. Ao mesmo tempo, a Microsoft decidiu relançar o primeiro Gears of War com Gears of War: Reloaded para abri-lo aos jogadores de PlayStation, o que poderia indicar um desejo semelhante por Halo, por ocasião do 25º aniversário da marca Xbox.
A Rebs Gaming relata hoje que duas fontes próximas ao desenvolvimento afirmam que o remake está previsto para ser lançado em 2026, sem menção a um modo multijogador, sugerindo que será um lançamento apenas de campanha. Uma dessas fontes observa que apenas Halo Infinite e o agora cancelado Projeto Tatanka estavam em desenvolvimento antes de 2023, confirmando que o remake de Combat Evolved pode ter começado recentemente.
Mas esta futura campanha single-player seria apenas uma parte da estratégia. Para o multiplayer, outro projeto ressurgiu: o Projeto Ekur. Derivado de Tatanka, um modo battle royale desenvolvido inicialmente para Halo Infinite, este projeto teria sido confiado à Certain Affinity, que o transformou em um jogo multiplayer independente na Unreal Engine 5. Pistas recentes compartilhadas por um dataminer conhecido como grunt.api confirmam que o projeto continua recebendo atualizações regulares, sugerindo um desenvolvimento ativo. Ekur pode, portanto, representar o futuro do multijogador no universo Halo.
A longo prazo, uma sequência indireta de Halo Infinite também está sendo discutida pela Rebs Gaming. Halo 7 está atualmente pelo menos em pré-produção, de acordo com uma conversa entre o gerente de comunidade do Halo Studios, John Junyszek, e a Rebs Gaming. Embora ainda não tenha uma data definida, esta nova parte pode coincidir com o lançamento do próximo console Xbox, continuando a história iniciada em Infinite sem ser uma sequência direta.
Finalmente, a Rebs Gaming esclareceu alguns rumores. Ao contrário da crença popular, Halo Infinite não está sendo portado para a Unreal Engine 5. De acordo com dois desenvolvedores, um ex-funcionário e outro ainda ativo em um estúdio de suporte de Halo, isso não teria interesse técnico ou estratégico. Da mesma forma, não há informações confiáveis que confirmem uma versão de Halo Infinite para PlayStation. A atenção do estúdio parece estar voltada para novos projetos.
Resta saber quais projetos serão discutidos em outubro no Halo World Championship 2025. De fato, a Halo Studios confirmou que informações “sobre o que a Halo Studios está trabalhando atualmente” serão comunicadas nesta ocasião!