Como já foi discutido diversas vezes nos últimos meses, há rumores de que a APU “Magnus” da AMD equipará a próxima geração de consoles Xbox e posteriores.
Parece, de fato, que a ideia é que os próximos “Xbox PCs” (a nomenclatura para as máquinas de jogos estilo computador que serão chamadas de Xbox) também explorarão a mesma APU, com grandes benefícios para a AMD.
Falando nos fóruns do NeoGAF, o conhecido leaker da AMD, KeplerL2, declarou diretamente que a APU “Magnus” que apareceu na internet no mês passado irá alimentar consoles e PCs Xbox, que serão construídos sob licença pelos parceiros da Microsoft.
Embora haja algumas pequenas diferenças, a ideia é que todos os PCs Xbox criados pelos parceiros da Microsoft tenham a mesma estrutura e os mesmos componentes fundamentais: de acordo com outra fonte bem conhecida – HeisenbergFX4 – essas máquinas de jogos serão bastante padronizadas também para facilitar o desenvolvimento e não exigir trabalho adicional dos desenvolvedores para um mercado que, pelo menos inicialmente, parece ser limitado.
Ter máquinas de jogos com a mesma APU é, portanto, uma vantagem para os desenvolvedores, bem como para os jogadores que teriam máquinas mais próximas dos consoles e, portanto, com menos risco de compatibilidade limitada com os jogos (com problemas de desempenho relacionados) e, como mencionado, para a própria AMD que poderá produzir em massa os mesmos componentes, otimizando custos, como Moore’s Law is Dead explica em um novo vídeo que você pode ver acima.
Segundo rumores, a APU “Magnus” apresentará uma grande inovação: seu design, baseado em semicondutores separados para CPU e GPU, é diferente das APUs dos consoles mais recentes e pode permitir atualizações de hardware mais fáceis.
Obviamente, estes são apenas rumores por enquanto e não há confirmação oficial. Enquanto isso, também se fala que o PS6 seria como uma AMD Radeon RX 9070XT, mas o próximo Xbox seria mais potente.