Há dois anos, soubemos, graças à FTC, que a Microsoft estava trabalhando em uma versão “dedicada” separada do Xbox Cloud Gaming. O CFO da Microsoft Gaming, Tim Stuart, sugeriu, alguns meses depois, que poderia haver uma versão gratuita do Xbox Cloud Gaming em troca de anúncios. Agora, a Microsoft sugere tornar o Xbox Cloud Gaming “mais acessível” novamente.
Jason Ronald, vice-presidente de Próxima Geração da Microsoft, participou hoje do podcast oficial do Xbox para discutir o Xbox Cloud Gaming, o Xbox Play Anywhere e a parceria da Microsoft com a AMD para chips de próxima geração. No momento, o Xbox Cloud Gaming faz parte apenas do Xbox Game Pass Ultimate, o que significa que você precisa pagar R$ 59,99 por mês para ter acesso ao xCloud.
“Uma das coisas que vemos é que muitos jogadores usam o Game Pass Ultimate para acessar a nuvem, seja como forma principal de jogar ou como uma forma adicional de jogar em qualquer lugar”, diz Ronald. “Acho que, para nós, isso realmente abre a oportunidade de torná-lo muito mais acessível e acessível aos jogadores. Seja para novas regiões ou novas maneiras de acessar a nuvem [do Xbox].”
As dicas da Microsoft sobre uma versão com preço mais acessível do Xbox Cloud Gaming chegam poucas horas antes da Nvidia divulgar algumas novidades “importantes” sobre o GeForce Now. A Microsoft até integrou o GeForce Now em suas próprias páginas de jogos do Xbox.
Ronald não chega a anunciar uma nova versão do Xbox Cloud Gaming, mas está claro que essa é a ideia da Microsoft há alguns anos. A Microsoft começou a expandir o Xbox Cloud Gaming para além da biblioteca do Game Pass no ano passado, com a possibilidade de transmitir os jogos que você possui, desde que seja assinante Ultimate.
Há uma oportunidade de acabar com o paywall Ultimate, especialmente para streaming móvel. A Microsoft planejava vender jogos diretamente em seu aplicativo Xbox para Android e permitir que os clientes transmitissem esses jogos imediatamente para seus celulares e tablets, mas uma batalha judicial colocou esses planos em espera.
A Microsoft está atualmente preparando a próxima geração do Xbox Cloud Gaming, juntamente com seu trabalho com o console Xbox de próxima geração. “Juntamente com a AMD, estamos projetando silício e hardware dedicados para possibilitar a próxima geração de experiências em jogos”, diz Ronald. “Estamos investindo pesado na próxima geração de tecnologias de renderização, como a renderização neural, que trará um novo nível de qualidade aos jogos que você está jogando.”
A próxima geração de hardware do Xbox provavelmente aproximará ainda mais o Xbox e o Windows, além de oferecer opções de lojas diferentes para os proprietários do Xbox. É também uma oportunidade para a Microsoft trazer mais recursos de IA para o próximo Xbox.
“Também estamos investindo em silício dedicado para habilitar a próxima geração de recursos de IA, que transformarão a forma como você realmente vivencia seu jogo”, diz Ronald. A Microsoft “começará a experimentar” alguns desses recursos de IA no próximo dispositivo Xbox Ally X, porque ele tem um chip NPU dedicado, assim como os PCs Copilot Plus da Microsoft.