
O chefe do Xbox, Phil Spencer, foi bastante sincero no Paley International Council Summit, na Califórnia, dizendo que proteger a criatividade é importante para a gigante dos jogos, mas que ela não tem sido a melhor nisso ultimamente.
Durante a discussão moderada com o chefe da Double Fine, Tim Schafer (via PC Gamer), Spencer expressou o quão valioso é não apenas para as empresas de jogos, mas para a indústria da mídia em geral, proteger as equipes criativas que colocam seus corações e almas no trabalho que produzem.
“A criatividade das equipes é, na minha opinião, a coisa mais importante e a que precisamos proteger e promover”, disse Spencer.
Pouco tempo depois de dizer isso, Spencer observou que o Xbox nem sempre protegeu o talento criativo por trás de seus maiores e melhores jogos. O sentimento foi expresso no contexto de críticas na internet, mas Spencer ainda admitiu que o Xbox — e talvez toda a indústria da mídia — não protege seus funcionários quando deveria.
“Acho que a coisa mais corajosa que uma equipe pode fazer, seja produzindo um filme ou um programa de televisão, é publicar algo para a internet avaliar, julgar e comentar”, disse Spencer. “Às vezes me pergunto por que alguém faria isso, porque a internet nem sempre é um lugar agradável para discutir coisas que já foram criadas, mas sim para nutrir e proteger equipes criativas que querem correr riscos. Nem sempre conseguimos, mas acho que é a raiz de qualquer indústria de mídia, a pepita criativa.”
Isso é verdade se você observar as evidências recentes. Em janeiro de 2024, o Xbox eliminou cerca de 1.900 empregos após a aquisição da Activision Blizzard. Mais de um ano depois, em maio de 2025, a empresa demitiu cerca de 7.000 pessoas em resposta ao “mercado dinâmico”. E em julho de 2025, o Xbox demitiu cerca de 9.000 pessoas, cancelando uma série de jogos e fechando diversos estúdios. Apesar desses cortes em sua força de trabalho, a empresa ainda atingiu uma avaliação de US$ 4 trilhões no final de julho. Um relatório da Bloomberg de outubro de 2025 sugeriu que as metas de lucro altíssimas que o Xbox tem para si estão causando muito mais mal do que bem, e suponho que isso faça sentido quando você demite quase 18.000 de seus funcionários no ano.
Ainda assim, Schafer explicou que, depois que o Xbox comprou a Double Fine em 2019, o estúdio da Califórnia manteve sua independência criativa por causa do dinheiro do Xbox.
“Quando falamos sobre sermos adquiridos, foi algo muito importante para mim, tipo: ‘Como mantemos nossa cultura intacta?’”, disse Schafer. “E todo mundo dizia: ‘Não, nós realmente queremos que você continue sendo quem você é’. E isso tem sido verdade todos esses anos… Sabe, criativamente, podemos pensar: ‘Ei, queremos fazer este jogo sobre um farol ambulante’, e [o Xbox] pensa: ‘Legal. Parece legal.’”




