Xbox

Rumor: Microsoft exige que Xbox opere com margem de lucro de 30%

Embora muitos tenham criticado a Microsoft por suas recentes decisões de preços para hardware de jogos e serviços de assinatura, um novo rumor, de Jason Schreier, da Bloomberg, indicou que essas decisões fazem parte de um movimento maior da Microsoft para aumentar as margens de lucro da divisão Xbox. De acordo com o relatório, os executivos da Microsoft estabeleceram uma meta de aumento de 30% no que chamam de “margens de responsabilidade” – essencialmente o termo interno da empresa para margens de lucro.

Essa exigência levou à resposta do Xbox, que nos últimos anos envolveu o cancelamento de vários de seus projetos em desenvolvimento, o fechamento de alguns de seus estúdios e até mesmo a demissão de milhares de funcionários. Para fins de contexto, o relatório indica que a margem de lucro média na indústria de jogos fica entre 17% e 22%, enquanto as margens do próprio Xbox caíram entre 10% e 20% nos últimos seis anos.

A meta de 30% teria sido definida no final de 2023 pela CFO da Microsoft, Amy Hood. O relatório também ressalta que, no passado, os desenvolvedores do Xbox não eram realmente solicitados a atingir nenhuma meta específica. Em vez disso, os desenvolvedores eram incentivados a se concentrarem exclusivamente em criar os melhores jogos que pudessem. Outro resultado dessa nova meta foi uma mudança na abordagem da Microsoft em relação aos lançamentos de jogos; abrindo mão de exclusividades para consoles, a empresa optou por lançamentos multiplataforma para seus títulos.

Um porta-voz do Xbox sugeriu que essa meta de 30% não é tão universal quanto parece à primeira vista, e que nem todos os projetos sob a bandeira do Xbox devem atingi-la.

“Olhamos para o negócio como um todo, equilibrando criatividade, inovação e sustentabilidade em um portfólio diversificado de ofertas”, disseram. “Como em qualquer negócio criativo, às vezes isso significa tomar decisões difíceis e interromper o trabalho em coisas que não estão mais funcionando por diversos motivos, e redirecionar recursos para projetos que estão mais alinhados com nossa direção e prioridades.”

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios