
Muito se tem falado sobre a nova estratégia da Microsoft para o Xbox. Enquanto Phil Spencer e sua equipe vêm promovendo a abordagem “Tudo é Xbox”, fãs, concorrentes e até ex-funcionários acreditam que esse não é o caminho certo. Houve até questionamentos sobre o compromisso do Xbox com os jogos para console, que precisaram ser esclarecidos pela empresa.
Após o lançamento do ROG Xbox Ally e o aumento no valor do Game Pass, é impossível prever o que a empresa planeja para o futuro. Tentando esclarecer a situação, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, comentou sobre a estratégia, afirmando que o Xbox quer ser uma editora presente em todas as plataformas, como o Microsoft Office.
Em entrevista ao TBPM (via Game File ), Nadella nos deu uma ideia de como a alta cúpula da Xbox quer que a abordagem da empresa evolua nos próximos anos. “Queremos ser uma editora fantástica, semelhante à abordagem que adotamos com o Office”, disse ele. “Estaremos em todos os lugares, em todas as plataformas. Queremos garantir que, seja em consoles, PCs, dispositivos móveis, jogos na nuvem ou na TV, os jogos sejam apreciados por jogadores em todos os lugares.”
Satya Nadella says he wants Xbox gaming to be like Microsoft Office: everywhere.
Says the best way to innovate is through strong profit margins that can support risk taking.
Calls for new forms of interactive entertainment to compete with short form video. pic.twitter.com/pRbIqncXCc
— AmericanTruckSongs9 (@ethangach) October 28, 2025
Ele prosseguiu a conversa dizendo que a Xbox não quer inovar apenas no mercado de consoles, mas também no de jogos para PC. Embora ambos sejam importantes, Nadella enfatizou que os consoles são o que impulsionam a indústria e abrem novos horizontes em termos de inovação. No entanto, a empresa também está de olho em novas formas de mídia.
Em seguida, abordaram um sentimento compartilhado por Matt Booty, presidente de conteúdo e estúdios de jogos do Xbox, de que sua concorrência não são outras empresas de jogos como a Sony, mas plataformas de vídeos curtos como TikTok e Instagram.




