
O Xbox sempre se beneficiou do conceito de um “Killer”. Jogos como Halo eram exclusivos do Xbox, ajudando a transformar o concorrente em um verdadeiro sucesso para a Microsoft durante a guerra dos consoles. Isso, em parte, torna tão estranho ver anúncios sobre esses antigos exclusivos migrando para rivais como o PlayStation 5.
Embora Halo sempre se destaque como um título exclusivo do Xbox, seu verdadeiro sucessor possui um legado impressionante. Lançado há 19 anos, este aprimoramento do gênero de tiro demonstrou o verdadeiro potencial técnico do Xbox 360 e rapidamente se tornou um dos maiores sucessos dos jogos. Chegou a desbancar Halo 2 na Xbox Live, provando que a franquia poderia ser superada. Veja como Gears of War surfou na onda do sucesso e da popularidade dos fãs para se tornar o verdadeiro herdeiro da coroa de Halo no gênero de tiro.
Lançado há 19 anos, Gears of War foi o verdadeiro sucessor de Halo como o grande sucesso do Xbox. Inicialmente concebido como um título multiplayer para complementar a série Unreal Tournament da Epic Games, um longo ciclo de desenvolvimento levou à sua reformulação para um jogo single-player. Influenciado por diversos estilos de jogabilidade, como a perspectiva em terceira pessoa de Resident Evil 4, o sistema de cobertura tática de Kill Switch e a aquisição de ferramentas ao longo da aventura em The Legend of Zelda, Gears of War desempenha um papel importante, ainda que discreto, na história do Xbox.
Foi uma demonstração do potencial do jogo com a Unreal Engine 3 que convenceu a Microsoft a dobrar a memória interna do Xbox 360. Embora isso tenha custado milhões de dólares inicialmente, permitiu que o Xbox 360 rodasse jogos em 720p, um grande avanço no potencial dos consoles na época. O jogo recebeu muitos elogios da crítica quando foi lançado, com os críticos mais exigentes apontando as semelhanças de jogabilidade com títulos anteriores, mas destacando a apresentação impecável e a execução impressionante.
Assim como Halo, Gears of War focava em um conflito entre um exército humano implacável e uma espécie invasora obcecada por sua destruição. Enquanto Halo adotava uma abordagem colorida e vibrante para o conceito de ficção científica, Gears of War seguia o caminho oposto, adotando um estilo visual sombrio que refletia a brutalidade da guerra. Centrando-se em Marcus Fenix e seus aliados na luta contra os Locust no planeta Sera, Gears of War revelava gradualmente uma história mais épica.
Dizer que Gears of War foi um sucesso seria um eufemismo. Surfando na onda de boas críticas e com visuais impressionantes que ajudaram a justificar a atualização para o Xbox 360 na mente dos jogadores, Gears of War se tornou o título mais popular da Xbox Live, finalmente desbancando Halo 2 do topo da lista. Vendeu mais de três milhões de cópias em dez semanas. Notavelmente, não foi um sucesso apenas nos Estados Unidos.




