Avowed foi lançado em acesso antecipado pago, agora muito comum, para Xbox e PC, e os jogadores estão colocando as mãos no jogo pela primeira vez, já que o embargo da crítica cai para avaliações. Então podemos analisar a recepção inicial aqui, um pouco.
A metapontuação Avowed entre os críticos se fixou em 80 no Xbox e 79 no PC. No infelizmente eterno sistema de pontuação de videogame de 6 a 10 (qualquer coisa que seja 60 ou menos pode fechar seu estúdio), isso é algo que eu classificaria como “bom”, não “ótimo”, onde essa frase exata foi usada em muitas análises. Podemos comparar isso com The Outer Worlds da Obsidian, que teve 85, e Fallout: New Vegas com 84, então está um pouco abaixo de ambos. E o mundo de onde veio, Pillars of Eternity, tem 89 para o primeiro jogo e 88 para o segundo.
Enquanto isso, os números de jogadores que podemos realmente rastrear no Steam atualmente têm o jogo pontuando 82% “Muito Positivo” entre aqueles que o possuem. As pontuações de usuários do Metacritic ainda não estão disponíveis, mas elas não são confiáveis, dado que você não precisa realmente possuir o jogo para pontuá-lo. Eu diria que uma pontuação positiva de 82% é provavelmente melhor do que uma metascore de 80 no contexto de como os dois padrões diferem. Isso é, no entanto, menor do que os 91% positivos do recente Kingdom Come: Deliverance II, e também sua metascore de 88.
Lógico que muitos estão detonando Avowed por chamá-lo de woke, tirando esses a pontuação ainda seria bem mais alta. No mais, a recepção entre os jogaodres tem sido melhor que da crítica.