Em uma entrevista, Shuhei Yoshida, ex-presidente da Worldwide Studios, disse que a Sony não forçou nenhum estúdio a desenvolver jogos como serviços e que provavelmente foi uma decisão mutuamente acordada. Você não leu errado, foi isso o que ele disse mesmo.
“Na minha experiência, quando os estúdios veem que a empresa está trabalhando em uma grande iniciativa, eles percebem que aproveitar esse momento pode dar a eles uma chance melhor de obter aprovação e suporte para um projeto”, explicou Yoshida.
“Então não é como se (o atual chefe do PlayStation Studios, Hermen Hulst) estivesse dizendo às equipes que elas precisam fazer jogos de como serviço: é mais provável que seja uma decisão mútua, feita por acordo mútuo.”
Quando foi apontado que vários projetos de jogos como serviços da Sony foram cancelados, Yoshida se recusou a comentar sobre projetos individuais, mas simplesmente disse que era uma pena.
Independentemente das considerações de Shuhei Yoshida, há algum tempo o ex-diretor de Days Gone disse que, em sua opinião, o Bend Studio foi forçado pela Sony a trabalhar em jogo como serviço cancelado e que, portanto, a questão nem sempre foi resultado de um acordo mútuo: talvez diante de uma recusa a equipe pudesse ter arriscado o fechamento.
No geral, a estratégia adotada pela Sony não parece ter funcionado, se considerarmos que a lista de jogos como serviços cancelados até agora pela Sony é realmente impressionante e que o Concord pode ser a razão pela qual a empresa está arquivando vários projetos, evidentemente não mais convencida da validade dessa abordagem.