Xbox

O que aconteceu com os exclusivos do PS5 nesta geração?

Em um relatório recente e abrangente sobre o estado da empresa e da marca, a Sony afirmou que o próximo PlayStation 6 era “a principal preocupação” da empresa, com algumas estimativas apontando para uma possível data de lançamento em 2027. Mas isso levanta uma questão. Apesar das boas vendas, esta foi… de fato uma boa geração para o PlayStation, principalmente para seus exclusivos de PS5?

Tem sido uma geração estranha. O conceito de exclusivos “verdadeiros” do PS5, aqueles que maximizam o poder do novo videogame sem serem cross-gen com o PS4 ao mesmo tempo, tem sido limitado.

Podemos começar com o que é indiscutivelmente o maior sucesso, pelo menos em termos de crítica, o jogo mais parecido com a Nintendo para PlayStation, Astro Bot. O vencedor do prêmio GOTY foi, na verdade, exclusivo para PS5 e foi uma celebração do próprio PlayStation.

Seguindo adiante, temos dois jogos Final Fantasy, First, XVI , sobre os quais há um debate sobre se tiveram um desempenho inferior, e agora não são mais exclusivos do PS5, tendo chegado ao Xbox. O outro é Final Fantasy VII Rebirth, o próximo título depois de Remake, que foi um jogo de lançamento do PS4, o que o coloca em uma posição estranha.

Você pode contar o remake de Demon’s Souls , mas isso é, claro, um remake. Ratchet & Clank foi uma demonstração sólida, se não ignorada, da tecnologia do PS5 de uma forma que praticamente nenhum outro jogo utilizou. Returnal é um favorito cult entre alguns neste momento, mas não vendeu muito bem.

Um dos jogos exclusivos para PS5 de maior sucesso foi Stellar Blade, de um estúdio e propriedade intelectual que a Sony nem sequer possui, mas que merece crédito por enxergar o potencial e fechar o negócio. Helldivers 2 foi um grande sucesso, mas teve lançamento marcado para PC, onde o Steam era a plataforma principal para o jogo.

Finalmente, temos o lançamento mais “importante” até agora, Marvel’s Spider-Man 2, que triplicou o custo do primeiro jogo, sem dúvida, sem ser significativamente melhor, reutilizando grandes pedaços da cidade antiga e adicionando um personagem que já havia sido adicionado em um jogo secundário anterior. Projetos como um jogo multiplayer Spider-Verse anexado foram cancelados. Hideo Kojima também poderia dar a eles um impulso significativo com Death Stranding 2, se tudo der certo. No mínimo, foi uma geração bem estranha para o PS5.

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *