Nesta semana, um membro fundador do projeto original do Xbox expressou preocupações de que a Microsoft esteja efetivamente abandonando seu negócio de hardware para consoles. Esse ceticismo em relação à plataforma foi articulado juntamente com algumas reservas quanto à viabilidade a longo prazo da atual estratégia de conteúdo do Xbox.
Após gastar bilhões em aquisições de desenvolvedores, a Microsoft começou oficialmente a migrar para a publicação de jogos multiplataforma em fevereiro de 2024, quando portou Pentiment, da Obsidian, para os dois consoles PlayStation mais recentes e o Nintendo Switch. Hi-Fi Rush, Grounded e Sea of Thieves tornaram-se multiplataforma nos meses seguintes, enquanto Forza Horizon 5 e Indiana Jones e o Grande Círculo seguiram o exemplo um ano depois. Ao longo de junho de 2025, a Microsoft anunciou dois dispositivos Xbox de terceiros: o Asus ROG Xbox Ally X e o Meta Quest 3S Xbox Edition, sinalizando ainda mais um foco cada vez menor em hardware de jogos interno.
Essa mudança estratégica atraiu recentemente a atenção de Laura Fryer, uma das fundadoras do projeto Xbox e ex-diretora do Xbox Advanced Technology Group. Em um vídeo de 28 de junho publicado em seu canal do YouTube (via TheGamer ), a veterana da indústria dissecou a visão em evolução da Microsoft para o Xbox, afirmando que “é muito mais fácil colar um adesivo do Xbox em um hardware existente” — como o recém-anunciado Asus ROG Xbox Ally X — “e encerrar o assunto” em vez de tentar fabricar algo internamente.
“Acho que o hardware do Xbox está morto”, diz Fryer em seu último comentário em vídeo, observando que a Microsoft parece estar apostando tudo no Xbox Game Pass. Ela apontou o fato de a Microsoft ter acabado de anunciar o primeiro jogo de Xbox de US$ 80 — The Outer Worlds 2 — como uma evidência concreta recente de que o grupo está simplesmente tentando atrair todos para seu serviço de assinatura, em vez de vender os títulos diretamente.
No entanto, suas declarações repercutiram na internet e o insider Jez Corden do Windows Central rebateu críticas da seguinte maneira:
A Microsoft acaba de anunciar literalmente um novo hardware para o Xbox… …
vs. alguém que não está lá há *mais de uma década* e diz que não vai fabricar hardware.
Sinceramente, acho que algumas pessoas só querem ver o Xbox fracassar, rs. Não tenho ideia de por que você acreditaria nisso, caso contrário.
Microsoft just literally announced new Xbox hardware …
… vs. someone who hasn’t been there for *over a decade* saying they’re not gonna make hardware.
Genuinely think some people just want to see Xbox fail lol, I have no idea why you’d just believe the latter otherwise.
— Jez (@JezCorden) June 30, 2025
Realmente, faz cerca de um semana que a Microsoft anunciou que irá fabricar consoles com a AMD, então não temos nada de morte anunciada ou algo do tipo, e ter fabricantes de terceiros com dispositivos Windows não é novidade para ninguém, o ponto forte do Windows é justamente adotar vários fabricantes para propagarem seu sistema.
O hardware do Xbox está vive, sendo comercializado e o próximo já foi anunciado que está em producão, e como dito acima, com a AMD.