O PS6 terá grande foco em IA e, nessa perspectiva, a colaboração entre a Sony e a AMD na tecnologia do Projeto Amethyst será fundamental, conforme explicou o vice-presidente sênior e gerente geral da divisão de computação e gráficos da AMD, Jack Huynh, durante uma reunião com Mark Cerny.
“Da mesma fonte. Dois ramos. Uma visão”, escreveu Huynh. “Meu querido amigo e companheiro de brincadeiras Mark Cerny e eu conversamos recentemente sobre nossa jornada compartilhada, simbolizada por estas duas peças de ametista, cinzeladas da mesma pedra.”
O Projeto Ametista é um esforço de coengenharia entre a PlayStation e a AMD focado em gráficos baseados em aprendizado de máquina e inovações de jogabilidade, construído em torno de dois objetivos principais:
- Projete uma arquitetura otimizada especificamente para cargas de trabalho de aprendizado de máquina em jogos.
- Desenvolvendo redes neurais de alta qualidade que expandem os limites dos gráficos de jogos em tempo real.”
Como sabemos, o AMD FSR 4 foi desenvolvido em colaboração com a Sony PlayStation, mas é apenas uma das possíveis aplicações desta tecnologia, que segundo Jack Huynh superará os limites atuais em termos de qualidade gráfica.
“Isso não é apenas teoria; é uma realidade coprojetada. De avanços em hardware a melhorias em software, criamos soluções mais inteligentes e eficientes, como a Super Resolução no FSR 4, e agora somos pioneiros em Geração de Quadros e Regeneração de Raios baseadas em aprendizado de máquina no FSR Redstone.”
E isso é só o começo. O potencial é enorme e estamos incrivelmente orgulhosos do que conquistamos até agora. O futuro dos jogos é brilhante e estamos apenas começando. Gratos por esta parceria, pela amizade e pelo que nos aguarda.”