Como todos nós já sabemos das intenções da empresa GmbH de realmente criar um metaverso dentro de suas marcas, porém, sistemas metaverso possuem um riquíssimo modo de compatibilidade de sistemas operacionais, tanto para versões de desktop, notebooks, consoles e surfasses como para dispositivos mobile. A principal jogada de um metaverso é realizar o encontro de diversos usuários em uma plataforma para que haja uma interação entre os mesmos, mas como o Cooee irá conseguir isso sem possuir o softwares nas distros Linux e Mac?
Para resolver essa questão baixamos 2 distro Linux, Ubuntu e Fedora e também usamos 2 versões da Apple para versões desktop, Sistema Big Sur e Monterey.
Linux
Linux é um termo popularmente empregado para se referir a sistemas operativos ou sistemas operacionais que utilizam o Kernel Linux. O núcleo foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix.
Em nosso primeiro teste nas distros Linux testamos o Ubuntu e acessando o site principal já damos de cara que em Download a versão é disponível apenas e exclusivamente em dispositivos da Microsoft Windows. Para informações, assim que executado o arquivo .exe dentro do sistema Linux é como se fosse uma extensão estranha não tendo algum programa especifico para a reprodução da instalação do arquivo.
- EUA testa cães-robôs armados com rifles controlados por IA no Oriente Médio
- Perfeito para o Halloween, compre Alien: Isolation – The Collection para Xbox a preço de banana
- Agatha Desde Sempre – Episódio 4| Crítica: Morte
- Xbox Game Pass: 2 novos jogos chegando na próxima semana
- Final Fantasy I-VI Pixel Remaster está indo bem no Xbox, de acordo com os gráficos
Porém dentro das distribuições Linux possui um programa chamado WIne dentro das métricas de lojas e também pode ser feito por instalação via terminal do sistema que e breve a CooeeTop+ irá explicar passo a passo como configurar.
Após a instalação do Wine e todas as instalações feitas tanto via front-end quanto via terminal em fim executamos o Club Cooee, porém o mesmo não se mantêm estável e acaba dando erro mesmo antes de preenchermos os dados de login, acarretando em mais uma frustração.
Também tentamos com o PlayOnLinux, mais um reforço para a reprodução do Club Cooee no sistemas porém sem sucesso.
Porque Linux?
Para começar vou cometar alguns motivos do porque do Linux:
1: Segurança
A primeira das vantagens do Linux não poderia ser outra: a segurança. Com o Linux, é possível usufruir de um sistema seguro e manter o sigilo dos seus projetos.
Afinal, ao compararmos o Linux com o Windows, o Linux sai em disparada quando o assunto é segurança. Basta analisar a quantidade de ataques que cada sistema sofre.
O Windows é muito mais suscetível a ataques e invasões de hackers e bandidos virtuais, sendo necessário até mesmo baixar sistemas de antivírus.
Em contrapartida, o Linux não exige nenhum tipo de antivírus, já que é naturalmente mais seguro. Claro que ele não é blindado contra ataques, mas é mais seguro que os “concorrentes”.
2: Atualizações de Software
Justamente por ser um sistema de código aberto, o Linux passa por melhorias e atualizações constantemente, sempre com o objetivo de resolver problemas e atender a demandas.
Por isso, as distribuições, ou distros, que são desenvolvidas sempre passam por atualizações também, acompanhando o sistema operacional.
Isso faz com que novas funcionalidades sempre sejam implementadas, facilitando a rotina dos usuários Linux, especialmente daqueles que usam o sistema operacional (SO) para trabalhar.
3: Opções de Personalizações
A vantagem do código aberto causa um “efeito cascata” em todas as outras vantagens e funcionalidades.
Uma delas é a possibilidade de personalizar seu sistema operacional conforme as suas necessidades e demandas.
Assim, softwares que você não acha úteis podem ser excluídos, bem como linhas de código que não façam sentido para a sua utilização.
Tudo isso faz com que você tenha em mãos um sistema com “a sua cara”, sem ter medo de mexer, alterar ou remover itens dele.
Lembre-se que isso não seria possível em nenhum outro sistema operacional — apenas o Linux disponibiliza esse recurso tão útil e intenso.
4: Estabilidade
A estabilidade é outro grande benefício do Linux, já que o sistema raramente apresenta problemas, lentidão ou travamento.
Isso faz com que seja desnecessária a reinicialização do sistema a cada alteração, como a cada instalação ou desinstalação de softwares e aplicativos.
Ao mesmo tempo, é muito melhor trabalhar com um sistema operacional assim: suas chances de perder documentos importantes ou não salvar alguma alteração depois de uma reinicialização são medíocres.
Dessa forma, você pode realizar o seu trabalho de modo muito mais rápido, seguro e estável, sem contar com imprevisibilidades e travamentos para atrapalhar e atrasar sua agenda.
5: Instalação Simplificada
Por fim, um benefício incrível é a possibilidade de instalar o Linux sem burocracias, dificuldades ou entraves durante o processo.
Isso acontece porque o Linux é gratuito e pode ser baixado por qualquer pessoa, sem precisar de licenças, mensalidades ou taxas de uso.
Você pode encontrar o sistema gratuito para baixar pela internet e, caso fique com dúvidas, basta pesquisar rapidamente até encontrar uma das inúmeras comunidades de suporte que o Linux oferece.
Outro ponto interessante é a possibilidade de instalar o sistema operacional em qualquer hardware, mesmo os mais antigos.
Assim, além de aproveitar o computador antigo, você também economiza e colabora com o meio ambiente, com um descarte a menos de objetos eletrônicos.
Conclusão
A falta de acesso ao Club Cooee por sistemas Linux é mais uma trava de usuários, principalmente para programadores e usuários que gostariam de trabalhar com banco de dados mas estar online no bate papo para interações com amigos, além do mais, ainda conta como base forte a segurança, sem a possibilidade de usuários usarem arquivos .exe para invasões nos computadores e assim a perda de dados e também da conta Club Cooee, os famosos ”links suspeitos”
Aliás, grande parte dos computadores nas lojas estão saindo com Linux tanto Fedora quanto Ubuntu e em alguns casos o Mint, já possuímos a versão da Microsoft e também para dispositivos mobile que por mais curioso que seja, o android é uma distro originaria de Linux.