Na última década, fomos surpreendidos com a ascensão dos esportes digitais e com o surgimento de campeonatos relacionados ao mundo dos jogos online. Para quem sempre foi acostumado a assistir aos esportes tradicionais, pode ter parecido um pouco estranho ver um estádio de futebol lotado para assistir a 10 jovens competindo em um jogo virtual.
Porém, esta é uma modalidade que se estabeleceu no Brasil e nunca esteve tão em alta como agora. Basicamente, a área cresceu tanto que até mesmo o mundo das apostas esportivas aderiu aos e-sports, também conhecidos como esportes eletrônicos.
O crescimento deste cenário ocorreu de maneira muito rápida durante a pandemia, pois a internet não possui fronteiras. Desta forma, as atividades feitas de maneira remota não foram limitadas, fato que contribuiu para este setor se manter em alta apesar de toda a instabilidade enfrentada durante mais de dois anos. A expectativa é que, em 2023, a indústria dos e-sports movimente bilhões de dólares.
O universo dos e-sports é vasto e, em meio a tantas opções, alguns jogos acabam se destacando e ganham a atenção do grande público. Porém, quais são esses jogos? E quais são os e-sports mais buscados no Brasil em 2023? Confira:
Counter Strike Global Offensive
Counter strike é popular no Brasil desde a sua versão 1.6 e aumentou ainda mais o seu público após o lançamento do Counter Strike Global Offensive. De fato, o Counter Strike Global Offensive (CS:GO) é um dos jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) mais jogados pela comunidade brasileira há anos, e a tendência é que em 2023 este público aumente consideravelmente.
Inclusive, nos dias 17 a 23 de abril deste ano, ocorrerá em território nacional o Intel Extreme Masters Brazil 2023, um campeonato internacional de CS:GO que irá reunir times da América do Sul, Ásia, Europa e América do Norte para competir entre si.
League of Legends
O League of Legends (LOL) é um jogo que conquistou o público brasileiro com o passar dos anos e foi um dos pioneiros para que os e-sports se destacassem no Brasil. O Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) teve início em 2012 e se mantém com um público gigante até os dias atuais.
Este campeonato ocorre anualmente e o time vencedor é consagrado com uma vaga no Campeonato Mundial de League of Legends, evento que reúne os melhores times do mundo para disputar este torneio – que define qual é a melhor equipe presente no esporte.
Valorant
O Valorant é um jogo recente que foi muito bem recebido pelo público brasileiro e ganhou destaque nos e-sports. Ele foi produzido pela Riot Games (mesma empresa proprietária do League of Legends), teve seu lançamento em 2020 e acabou dando origem ao Campeonato Brasileiro de Valorant (VCT Brasil).
Neste ano, o Campeonato Brasileiro de Valorant teve início no dia 18 de janeiro e ocorrerá até 19 de março. O time vencedor do campeonato nacional pode se classificar para o Campeonato das Américas (VCT Américas).
O cenário do Valorant está tão em alta que, além do Campeonato Brasileiro, teremos em São Paulo o VCT LOCK IN Brazil, um campeonato internacional de Valorant que começará no dia 13 de fevereiro e acabará em 4 de março.
Free Fire
Este jogo criado em 2017 foi um grande marco para os e-sports através de dispositivos móveis e já chegou a ultrapassar a marca de 150 milhões de jogadores ativos diariamente. Recentemente, foi noticiado que, neste ano, irá ocorrer a nona edição da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF). Tal evento está com início previsto para o dia 15 de abril, mas maiores informações ainda serão divulgadas.
Rainbow Six Siege
O Rainbow Six está há quase 10 anos no mundo dos games e, desde o seu primeiro campeonato, sempre reuniu um público engajado, sendo destaque no campo dos e-sports. Anualmente, ocorre o Six Invitational, campeonato mais importante de Rainbow Six Siege. Neste ano, ele acontecerá no Canadá de 7 a 19 de fevereiro e contará com a equipe brasileira LOS oNe representando o nosso país no exterior.
Call of Duty
E, por fim, não poderia faltar o Call of Duty – um jogo que sempre foi popular. Desde o seu primeiro lançamento, a equipe de produção buscou ser inovadora e, atualmente, possui destaque na modalidade Battle Royale, onde 100 jogadores ficam distribuídos em diversas partes do mapa e possuem a missão de ficarem em primeiro lugar da partida.
Não faz tanto tempo que o Call of Duty está presente no mundo dos e-sports, visto que, por muitos anos, o foco da franquia foi em experiências single player – nas quais o jogador era o protagonista da história. Porém, com o início dos campeonatos de Call of Duty que ocorreram ao redor do mundo, é esperado que em 2023 este jogo ganhe ainda mais destaque nos e-sports.
Eu tenho um amigo que disputa free fire
Infelizmente DOTA é mais dificil e nao aparece ai.