O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e a secretária de Ciência e Tecnologia, Michelle Donelan, anunciaram £ 100 milhões (cerca de US$ 124 milhões) para criar um grupo de trabalho que começará a desenvolver inteligência artificial “soberana”. Supõe-se que esse algoritmo tornará o país “globalmente competitivo” e os membros do grupo de trabalho ajudarão a tornar os sistemas de IA mais seguros e confiáveis.
O AI Development Group reportará diretamente ao Primeiro-Ministro e ao Ministro da Ciência e Tecnologia, com um presidente nomeado este verão. O financiamento anunciado vem juntamente com £ 900 milhões no orçamento do Reino Unido para um supercomputador, pesquisa de IA e muito mais.
As autoridades britânicas esperam que este projeto crie um “algoritmo de IA soberano” que ajudará a impulsionar a economia do país, evitando problemas éticos e tecnológicos. Os algoritmos de IA atualmente existentes nem sempre fornecem informações confiáveis e podem se comportar de maneira imprevisível. As autoridades britânicas querem criar um algoritmo confiável que possa ser útil em várias áreas, incluindo o desenvolvimento de novos medicamentos, o combate às mudanças climáticas, entre outros.