Novos dados revelaram números de vendas de consoles portáteis para jogos de PC em geral, que coletivamente não superaram o fracassado PS Vita da Sony.
Nas conversas sobre consoles portáteis para jogos, as pessoas geralmente destacam o Nintendo Switch e o Steam Deck da Valve como os grandes sucessos do mercado atualmente.
O sucesso do Switch é indiscutível, com o console tendo ultrapassado 150 milhões de unidades vendidas, ficando atrás apenas do Nintendo DS e do PlayStation 2 como o console mais vendido de todos os tempos. A Valve, enquanto isso, sempre foi vaga sobre as vendas do Steam Deck, alegando que ele havia vendido “vários milhões” em novembro de 2023.
Mas agora, um novo relatório esclareceu exatamente quanto do mercado o Steam Deck e outros consoles portáteis para jogos de PC ocupam, e isso é apenas uma gota no oceano em comparação.
De acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado IDC, que usa cadeias de suprimentos para estimar quantos sistemas de jogos portáteis foram enviados ao redor do mundo, os consoles portáteis para jogos de PC (ou seja, Steam Deck, Asus ROG Ally, Lenovo Legion Go e MSI Claw) foram enviados coletivamente pouco menos de seis milhões de unidades desde 2022.
De acordo com estimativas do The Verge, o Steam Deck representa a maior parte disso, com mais de 3,7 milhões de unidades enviadas nos três anos desde seu lançamento em fevereiro de 2022 – embora, como essas são apenas estimativas, ele possa ter ultrapassado a marca de 4 milhões neste momento.
Notavelmente, a IDC não espera que o mercado de computadores de mão cresça de forma significativa este ano, com a empresa de pesquisa prevendo pouco menos de 2 milhões de remessas em 2025. Isso é uma melhoria em relação a 2024 (1,4 milhão), mas uma queda em relação a 2023 (2,8 milhões).
Em declarações ao site, o chefe de marketing de jogos da AMD, Frank Azor, descreveu os números da IDC como “incríveis”, acrescentando: “Isso não existia há três anos; fomos do nada, zero, para a criação incremental de categorias na casa dos milhões de unidades.”
No entanto, isso parece uma reação um tanto hiperbólica, dados os números muito pequenos dos últimos anos e o fato de que o mercado já parecia atingir o pico em 2023.
Para efeito de comparação, se o Steam Deck vendeu cerca de 4 milhões de unidades, isso é menor do que as vendas do PS Vita, que foi considerado um fracasso pela Sony. Estima-se que o PS Vita tenha vendido de 10 a 15 milhões de unidades, um declínio acentuado em relação às 80 milhões de unidades do PSP.