Jez Corden, editor executivo do Windows Central, diz que o próximo Xbox será um PC feito para ser conectado e jogado em uma TV. É algo que os rumores estão cantando aos quatro vendos e que nos coloca muitas dúvidas de como isso seria na prática caso os boatos sejam confirmados.
No último episódio do Xbox Two, o podcast que Corden apresenta com o criador de conteúdo do YouTube Rand Al Thor 19, os dois discutem brevemente os rumores de que a equipe de desenvolvimento do próximo Call of Duty tem o devkit para o próximo Xbox em mãos. Corden nega a alegação categoricamente: “Isso simplesmente não é preciso.”
Corden também aborda especulações de que o novo console do Xbox será baseado no Windows:
“Se o próximo Xbox for baseado no Windows, como a maioria das pessoas supõe, você poderia basicamente especificar um tipo de kit de desenvolvimento que visasse essas especificações. A ideia do próximo Xbox é que ele será um PC em essência, mas com um shell amigável para TV que também tenha um conjunto específico de especificações em mente.”
Isso explicaria a alegação anterior de Corden de que devkits não existem. Assumindo que o novo console realmente é apenas um PC, então os desenvolvedores podem usar seus pipelines de desenvolvimento de PC existentes.
O novo Xbox é apenas uma máquina Steam baseada no Windows?
Se tudo isso lhe parece familiar, você provavelmente se lembra de quando a Valve anunciou um conceito semelhante em 2015. Chamado de Steam Machine, o objetivo da Valve para o dispositivo era levar os jogos de PC para a sala de estar.
A Steam Machine nunca decolou. Estimativas dizem que menos de 500.000 dispositivos foram vendidos no curto período em que estiveram no mercado. No entanto, o conceito principal por trás da Steam Machine eventualmente encontrou uma segunda vida no Steam Deck. O PC portátil da Valve é o PC portátil mais vendido por uma grande margem.
Um videogame baseado em PC não é uma má ideia por si só, como o sucesso moderado do Steam Deck provou. Se o próximo Xbox for de fato um PC para TV, e vender bem, então os desenvolvedores de PC finalmente terão uma base de hardware para referência ao desenvolver títulos. Atualmente, os PCs têm inúmeras configurações, e não há como garantir que o dono de um PC será capaz de jogar seu jogo — um problema que a Steam Machine, com seu design modular, não conseguiu resolver.
O domínio do mercado de SO da Microsoft também entraria em jogo. Parte do que tornou a Steam Machine uma venda difícil foi o SteamOS, a distribuição Linux baseada no Arch Linux da Valve. Muitos simplesmente não estavam prontos para aprender um novo sistema operacional apenas para jogar seus jogos favoritos.
Em fevereiro de 2024, o Windows tinha uma fatia de mercado de SO para desktop de cerca de 92% . Isso o torna, de longe, o sistema operacional para desktop mais usado no mundo. Embora os portáteis para jogos baseados no Windows tenham mostrado que o Windows tem um longo caminho a percorrer antes de estar pronto para conduzir um dispositivo dedicado para jogos, a maioria das pessoas pelo menos já sabe como interagir e interagir com o Windows.
Um Xbox baseado em PC também faz sentido considerando a estratégia mais recente da Microsoft de se afastar da exclusividade de console. Em 2024, a empresa lançou a iniciativa Project Latitude, que visa trazer vários títulos exclusivos do Xbox para máquinas rivais. Em janeiro deste ano, quando perguntado se Starfield “ficaria parado por enquanto”, o chefe da Microsoft Gaming, Phil Spencer, respondeu: ” Não “. Lembrando que os jogos do Playstation estão chegando ao PC, então também chegariam ao proximo Xbox.