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Sete maneiras pelas quais o Xbox portátil da Microsoft pode acabar com o Steam Deck

Os rumores e dicas de longa data de que a Microsoft está planejando entrar no mercado de jogos portáteis aceleraram esta semana. Isso graças a um relatório do Windows Central de que a Microsoft está planejando fazer parceria com um “OEM de jogos para PC” para “um portátil de jogos da marca Xbox” a ser lançado no final deste ano. O dispositivo, codinome Keenan, supostamente apresentará “sensibilidades de design do Xbox”, como o botão guia da marca Xbox, mas quase certamente será um dispositivo de jogos para PC executando o Windows em seu núcleo.

Qualquer entrada da Microsoft no mundo dos portáteis de jogos se juntará a um mercado que se tornou bastante lotado na esteira do sucesso do Steam Deck. Para fazer seu próprio esforço de jogos portáteis se destacar, a Microsoft terá que trazer algo único para a mesa. Aqui estão alguns dos recursos que esperamos que permitam que a Microsoft faça exatamente isso.

1- Uma interface de usuário personalizada

Por décadas, o Windows foi projetado primeiramente e principalmente para o mundo de monitores grandes movidos por um mundo de mouse e teclado. Quando os fabricantes de hardware tentam simplesmente enfiar esse SO em um tamanho de tela portátil controlado por botões e controles analógicos, os resultados podem ser estranhos, na melhor das hipóteses.

Para ser digna da marca Xbox, a Microsoft precisa projetar um front-end que seja construído do zero para uso portátil. Isso significa elementos de design grandes e fáceis de ler que podem ser facilmente navegados e selecionados sem um mouse. Isso também significa seguir o exemplo do SteamOS ao expor as configurações e ferramentas mais importantes para os jogadores.

2- Um sistema operacional focado em jogos

Embora o Windows tenha sido o principal sistema operacional de jogos para PC por um tempo, o sistema operacional como um todo é obviamente projetado para muito mais do que jogos. Para um portátil focado em jogos, a Microsoft precisa fazer uma versão do sistema operacional que seja simplificada para focar nas ferramentas e recursos que os criadores de jogos e jogadores precisam, sem todo o inchaço associado àqueles que eles não precisam.

A introdução do Windows Game Mode em 2017 foi um passo na direção certa aqui, desligando processos desnecessários em segundo plano e concentrando recursos de CPU e memória no jogo em questão. E os consoles Xbox da Microsoft há muito tempo são construídos a partir de um núcleo do Windows, mostrando como o sistema operacional do PC pode ser modificado para fins de jogos.

Para um portátil dedicado a jogos, no entanto, a Microsoft deveria ir ainda mais longe e criar uma versão em miniatura do Windows que seja focada em rodar um jogo de cada vez em hardware portátil específico. Além de otimizar o desempenho, reduzir a sobrecarga do sistema operacional e melhorar a duração da bateria, tal movimento significaria que os jogadores portáteis do Xbox não teriam que se preocupar com atualizações automáticas de driver de impressora ou um monte de tarefas misteriosas em segundo plano obstruindo seu processador.

3- Mais do que Microsoft Store

Qualquer sistema de jogo portátil da marca Xbox obviamente se integrará profundamente com o Windows Xbox App existente da Microsoft. Mas seria um erro da Microsoft restringir o hardware àquela plataforma controlada pela Microsoft. Os jogadores devem conseguir instalar jogos de concorrentes como Steam, Epic Games Store, GoG e outros em seu portátil da marca Xbox, mesmo que isso não esteja necessariamente alinhado com a marca.

Esse tipo de funcionalidade não precisa estar na frente e no centro da interface simplificada do portátil; a Microsoft poderia esconder esses recursos atrás de uma opção especial do sistema, a la modo desktop Linux do Steam Deck. Mas usuários avançados que não querem se limitar à loja online da Microsoft precisarão ser capazes de tratar seu Xbox portátil como qualquer outro dispositivo Windows, se assim escolherem.

4-Traga jogos antigos do Xbox para o PC

A Microsoft fez muito barulho sobre a maneira como os consoles Xbox recentes podem rodar jogos que datam do Xbox original. Se a Microsoft quiser diferenciar seu primeiro portátil de jogos, ela deve tornar esses jogos de console antigos oficialmente disponíveis em um sistema baseado em Windows pela primeira vez.

A capacidade de baixar jogos de console anteriores que datam da era do Xbox 360 (ou além) seria um recurso instantâneo de “vendedor de sistema” para qualquer Xbox portátil. Embora isso não fosse um levantamento técnico trivial da parte da Microsoft, a mesma camada de emulação que alimenta a compatibilidade com versões anteriores do console Xbox certamente poderia ser portada para o Windows com um pouco de trabalho. Esse processo pode ser mais fácil com um portátil de marca específica também, já que a Microsoft estaria trabalhando com pleno conhecimento de qual hardware estava sendo usado.

5- Vários níveis de hardware

No lado do console, o lançamento simultâneo dividido do Xbox Series S e X pela Microsoft mostrou um entendimento de que nem todo mundo quer pagar mais dinheiro pelo hardware de jogo mais poderoso possível. A Microsoft deve estender essa filosofia para portáteis de jogo, lançando diferentes níveis de hardware Xbox portátil para consumidores preocupados com o preço.

O poder bruto do hardware é o diferenciador mais óbvio que poderia diferenciar um nível mais caro de portáteis Xbox de quaisquer opções mais baratas. Mas a Microsoft também poderia oferecer opções portáteis que reduzissem o volume geral (a la Nintendo Switch Lite ) ou oferecessem melhorias relativas no tamanho e qualidade da tela (a la Steam Deck OLED e Switch OLED).

6- “Feito para Xbox”

Uma das melhores coisas sobre jogos de console é que você pode ter certeza de que qualquer jogo que comprar para um console “simplesmente funcionará” com seu hardware. No mundo dos portáteis de jogos para PC, a Valve tentou replicar isso com o programa “Deck Verified” para destacar jogos do Steam que têm garantia de funcionar em um ambiente portátil.

A Microsoft está bem posicionada para trabalhar com as editoras de jogos para lançar um programa similar para seu próprio portátil da marca Xbox. Há um valor real em oferecer aos jogadores garantias de que os jogos de PC “Made for Xbox” irão “simplesmente funcionar” em seu portátil da marca Xbox.

Esse tipo de sistema de verificação também pode ajudar a simplificar e esclarecer os requisitos de hardware em diferentes níveis de potência de hardware portátil; qualquer dispositivo portátil comercializado como “nível 2” pode rodar qualquer jogo comercializado como nível 2 ou inferior, por exemplo.

7- PC Game Pass

Este se tornou a estrela da Microsoft no mercado de jogos, o Game Pass é sem duvida alguma um ponto forte quando se trata de jogar muito e pagar pouco. Com grandes lançamentos da Xbox Game Studios, Bethesda, Activison Blizzard e terceiros parceiros, este serviço é um grande diferencial do Steam Deck que não conta o ele.

 

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

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