Um remake feito por fãs do clássico Super Mario Bros. de 1985 está prestes a chegar ao PC, trazendo de volta a nostalgia dos anos 80 com um visual renovado e jogabilidade aprimorada. Chamado de Super Mario Bros. Remastered, o projeto foi criado por um fã conhecido como JoeMama no YouTube e tem lançamento marcado para o dia 13 de setembro de 2025.
O jogo foi reconstruído do zero, mantendo a essência do título original do NES, mas com melhorias bem-vindas. Os gráficos agora têm resolução mais alta e suporte a telas widescreen, o que torna o Reino dos Cogumelos mais vivo, com mais canos, inimigos e elementos aparecendo ao mesmo tempo na tela. A movimentação do Mario também foi refinada, com física mais suave para pulos e corridas, sem perder o charme retrô do game de 8 bits. A trilha sonora e os efeitos sonoros em estilo chiptune foram retrabalhados para manter o clima nostálgico, mas com mais definição.


Um dos destaques da nova versão é o sistema de personalização. Os jogadores poderão aplicar pacotes de recursos visuais e sonoros, transformando o jogo para se parecer, por exemplo, com Super Mario World ou até criar atmosferas totalmente novas. Isso significa que cada jornada pelo Reino dos Cogumelos pode ter um estilo diferente, dependendo do gosto do jogador.
O remake também vem com um editor de fases embutido, permitindo criar seus próprios níveis com plataformas, inimigos e itens de power-up. Ainda não está claro como essas fases poderão ser compartilhadas, mas o editor promete abrir um leque enorme de possibilidades criativas, desde desafios insanos até explorações mais tranquilas.


Além do jogo principal, o pacote inclui algumas raridades que marcaram a história inicial da franquia: The Lost Levels, Super Mario Bros. Special e uma versão repaginada de All Night Nippon: Super Mario Bros.. Todos esses conteúdos foram retrabalhados com os mesmos cuidados visuais, sonoros e de jogabilidade do título principal, criando uma coletânea coesa e nostálgica das primeiras aventuras de Mario.
Para evitar problemas com os direitos autorais da Nintendo, o projeto não utiliza arquivos originais da empresa. Em vez disso, os jogadores precisarão fornecer sua própria ROM do NES para rodar o jogo, uma tática já usada em projetos de recompilação de jogos do Nintendo 64. Isso deve manter o projeto disponível gratuitamente sem atrair ações legais diretas, ao menos é o que esperam os desenvolvedores.
Veja mais sobre games.